Folha de S. Paulo


Troca-troca no futebol ainda não foi assimilado pelos torcedores

"Aqui não te amamos, morra Neymar", foi uma das frases repetidas por parte da torcida durante o amistoso entre a Chapecoense e o Barcelona, nesta semana. Atitude bastante antidesportiva que quebrou um pouco o clima da confraternização do jogo e totalmente equivocada diante da ocasião.

Não dá para desejar a morte de uma pessoa nunca. Jamais a de um jogador justamente na homenagem feita a dezenas de outros que morreram de forma trágica. Mas os torcedores do Barça não parecem dispostos a perdoar a saída do atacante, que ainda foi chamado de "puta do PSG".

Nesse episódio sobrou até para o jornalista que cravou a transferência do jogador para o time francês. Marcelo Bechler, do Esporte Interativo, recebeu ameaças e precisou fechar seus perfis nas redes sociais por causa do assédio negativo.

Neymar caiu em desgraça na Espanha, não apenas entre os torcedores, mas também entre os jornalistas, e será julgado porque resolveu que era hora de mudar. Foi chamado de vendido e mercenário. Em Barcelona, cartazes com sua foto, traziam estampada a frase "se busca traidor", com cifrões ao lado.

A explicação para tanta revolta, dizem, é porque o contrato tinha sido renovado até 2021 e também porque o jogador não convocou a torcida para fazer um anúncio formal e uma despedida. Parece que sobra paixão pelo time e falta habilidade para lidar com o fato de que cada vez menos os clubes terão ídolos que permaneçam lá durante o tempo que suas carreiras durarem.

Isso não é uma novidade no mercado de trabalho, onde cada vez mais os profissionais ficam menos tempo na mesma empresa e estão sempre à procura de novos desafios, que envolvam mais dinheiro ou apenas satisfação pessoal. É uma tendência do século 21. No futebol, as mudanças cada vez mais dinâmicas, talvez ainda não tenham sido assimiladas, pelo menos em relação aos jogadores.

O troca-troca entre os treinadores é até exagerado. No Brasil a média de permanência no mesmo emprego é de cinco meses. Na Alemanha, um ano e dois meses. Dá para ver a diferença no resultado. Mas esse é outro assunto.

"Eu queria algo novo, diferente", disse Neymar. Não deveria ser difícil entender essa necessidade vinda de alguém com 25 anos. As pessoas, no entanto, preferem achar que a decisão foi movida a dinheiro. Bobagem. Certamente não é o cerne da questão, mas ser remunerado à altura de sua excelência não deveria ser pecado. É bom lembrar que Neymar deixou o Santos a caminho do time espanhol por mais dinheiro e, claro, por mais desafios na carreira.

Craques de várias gerações serão eternamente lembrados pelos clubes onde se tornaram ídolos. Impossível desassociar a imagem de Nilton Santos do Botafogo, de Zico do Flamengo, de Rogério Ceni do São Paulo, de Sócrates do Corinthians. O futebol mundial também tem inúmeros exemplos. Steven Gerrard no Liverpool, Paolo Maldini no Milan e Totti na Roma. Alguns jamais vestiram a camisa de outro time e ficarão para a história também por sua lealdade.

Neymar deu adeus ao Barcelona, virou a página da história e vai escrever outros capítulos memoráveis. Daqui a pouco passa a raiva e os fãs do esporte devem voltar a se preocupar com o que importa, o futebol de qualidade do craque, que pretende ser o melhor do mundo. Se a chance estiver no PSG, não tem dinheiro que pague.


Endereço da página:

Links no texto: