Folha de S. Paulo


Deixem o botox em paz

Meu nome é Mariliz, tenho 43 anos, uso botox no rosto desde os... deixe ver, acho que 29 ou 30 anos, já fiz preenchimento com ácido hialurônico no bigode chinês, faço sessões de laser há uns dez anos para remover manchas de sol, para estimular a produção de colágeno, para reforçar a musculatura facial, aplico anualmente botox nas axilas porque tenho hiperhidrose (em bom português, suo em bicas).

Ir ao dermatologista no Brasil e tratar a pele é tão polêmico que muita gente prefere o anonimato. Quem me conhece talvez fique surpreso com essas revelações porque estou longe do estereótipo que criaram para a perua doida que aplica botox até dentro dos olhos e fica com cara de pão de queijo requentado.

Deveria ficar bom, mas o resultado é péssimo.

Li recentemente que mulheres com menos de 30 anos estão usando botox. Notícia velha. Isso já é feito desde o final dos anos 1990, quando houve um boom dos consultório de dermatologia no Brasil e os médicos dessa especialidade se tornaram mini-celebridades. Tinha modelo de 19 anos querendo fazer para prevenir as rugas. Loucas.

Mas estou falando sobre isso porque todos os dias tem alguém escrevendo bobagem em reportagens ou em comentários em redes sociais. As técnicas de dermatologia se sofisticaram e se popularizaram. As pessoas descobriram que ao prevenir o envelhecimento da pele de forma menos invasiva, o tal dia da cirurgia plástica poderia ser adiado e, quem sabe, evitado. Claro, isso para quem quer. Se você não liga para os pés de galinha, ótimo para você.

Tenho vontade de rir cada vez que uma atriz linda, em seus 50, 60 ou 70 anos aparece em algum tapete vermelho e os comentários são de que "ela sabe envelhecer", "não se rendeu ao botox", "ela medita", "só come orgânico".

Acordem. Além de, obviamente, serem donas de genéticas privilegiadas, o que atrizes como Sandra Bullock, Bruna Lombardi e Sophia Loren tem em comum são excelentes dermatologistas e, em alguns casos, cirurgiões plásticos. Assim, elas entram e saem de consultórios com a mesma cara. E é exatamente isso que bons médicos fazem. Corrigem ou previnem pequenos danos, incômodos, queixas, sem que a gente fique parecendo arremedo de nós mesmas.

Entro e saio da minha dermatologista com a mesma cara faz 15 anos. Obviamente não pareço ter 30 anos. A diferença é que não está tudo caindo. Tive apenas dois médicos nesse meio tempo, escolhidos a dedo. Profissionais que não me vendem uma sobrancelha da Malévola, uma boca de pato, uma bochecha de modelo infanto-juvenil.

Eu sei que não sou mais uma menina, mas também não tenho obrigação de sentar e deixar que as rugas tomem conta do meu rosto apenas porque o tribunal do botox acha um absurdo que as mulheres não aceitem que as bochechas caiam ou que o cabelo fique branco.

Tem gente que exagera? Tem. E daí?! Longe de mim criticar quem o faz. Cada um envelhece como quer. Inclusive meio torto, meio estufado, meio ridículo. Envelhecer bem é um conceito muito variado.

Para você ter rugas na testa, pés de galinha, bigode chinês podem ser apenas sinais da vida. E você se apegou ao papinho que está crescendo embaixo do queixo. Acho bonita essa filosofia de envelhecer naturalmente, mas ainda estou numa idade que gosto mais de botox.

E antes de criticar, se informem. Botox é o nome comercial de uma substância chamada toxina botulínica. É usada para diminuir rugas, na testa, ao redor dos olhos e eu outros pontos muito específicos. Ele relaxa a musculatura e por isso as rugas desaparecem. É também um santo tratamento para quem vive com duas pizzas embaixo do sovaco porque ele bloqueia o estímulo das glândulas sudoríparas.

A famosa boca de pato, tanto criticada, é efeito de uma técnica chamada preenchimento, feita com substâncias como o ácido hialurônico. Esse procedimento pode ser feito em outras regiões do rosto, como as bochechas. Se feita com parcimônia, apenas devolve o volume que o rosto perde ao longo dos anos. Do contrário, bem, do contrário, fica um desastre mesmo.

Então, por favor, deixem o botox em paz. Parem de falar besteira. E não esqueçam de usar filtro solar. É um conselho que ficou famoso num vídeo de autoajuda, mas que adia de verdade o dia do botox e das pelancas.


Endereço da página: