Folha de S. Paulo


No mundo da economia colaborativa, redes sociais, bike e carros elétricos

Justin Pritchard/Associated Press
In this March 31, 2016, file photo, Tesla Motors unveils the new lower-priced Model 3 sedan at the Tesla Motors design studio in Hawthorne, Calif. Electric car maker Tesla said on Monday, July 3, 2017, that its Model 3 car will go on sale on Friday. (AP Photo/Justin Pritchard, File) ORG XMIT: BKCD202
Carro elétrico da Tesla

Semanalmente pretendo me dirigir aos leitores da Folha sobre o novo mundo das relações de consumo.

Vou falar para um consumidor que se preocupa com saúde e ambiente, usa ciclovias, está de olho em carros elétricos e preocupado com o consumo consciente.

Nesse grupo de leitores há os que ainda lutam para achar lugar em um mercado menos regulado, com novas formas de geração de trabalho e de renda. Muitos trabalham em casa ("home office") ou em ambientes partilhados ("coworking").

Hoje o cidadão é mais crítico e solidário, navega nas redes sociais e recebe mais informações do que consegue processar e compreender.

Convive, portanto, com muito mais perguntas do que respostas. Como a economia colaborativa e os apps modificam o comércio e a prestação de serviços? De que forma ter mais segurança em compras feitas via smartphones e tablets, em lojas virtuais de outros países?

Vamos tratar, por exemplo, da invasão de privacidade por meio de aplicativos que conhecem nossos hábitos de consumo melhor do que nossos familiares e amigos. Nos grupos de WhatsApp e do Facebook, os brasileiros estão aprendendo antigos conceitos de coletividade e de ajuda mútua, enquanto velhas estruturas políticas e econômicas apodrecem diante de todos nós.

Nosso tempo é desafiador porque temos condições de participar das grandes transformações que ocorrem no país e no mundo.


Endereço da página: