Folha de S. Paulo


Contos de toga

"E então o lobo mau disse:

–Eu vou soprar, soprar e a sua casa derrubar!

E soprou, soprou e a casa de palha do primeiro porquinho ele derrubou. Em seguida, parou diante da casa de madeira do segundo porquinho.

–Eu vou soprar, soprar e a sua casa derrubar!

E soprou, soprou e a casa de madeira veio abaixo, revelando malas e caixas com R$ 51 milhões –mas porquinho mesmo não tinha ali.

Débora Gonzales/Folhapress

–Ué –disse o Lobo– Cadê o porquinho?

O primeiro porquinho, ainda tremendo, respondeu:

–Essa é a casa que o porquinho Geddel usa pra guardar o dinheiro. Ele mora naquela de tijolos e alugou a outra porque a justiça deixou ele um bom tempo solto."

*

" É pra te comer melhor "" disse o lobo mau, já correndo atrás da menina.

Chapeuzinho fugiu com o lobo atrás, mas um caçador viu a cena e capturou o animal. Na audiência, o juiz deu seu veredito:

–Mesmo o lobo tendo corrido atrás da Chapeuzinho com intenção de comê-la e já tendo feito o mesmo com a avó da referida autora da ação, entendo que não houve constrangimento, nem tão pouco violência que justifique a prisão do réu.

E soltou o lobo. Chapeuzinho promete recorrer, mas parece que o lobo foi pego de novo em flagrante."

*

"E todo o reino chora diante da cama de Bela Adormecida, que espetou seu dedo numa roca, e graças à maldição de uma fada má, irá dormir por 100 anos. A rainha, mãe de Bela, está inconformada ao lado do Rei e chora sem parar.

–Nossa filha, não posso acreditar. Condenada a dormir por 100 anos.

–Te acalmes, minha rainha –consola o rei. Entramos com recurso contra essa condenação de 100 anos e com a progressão da pena, mais os bons antecedentes e o fato de ser primária, tudo leva a crer que vai pegar só um cochilinho."

*

"Foi então que Ali Babá viu quando os 40 ladrões pararam diante da caverna e o chefe do bando proferiu as mágicas palavras:

–Abre-te Sésamo!

A gruta então se abre revelando um tesouro inestimável. Os ladrões guardam mais moedas e joias roubadas, para depois trancar a gruta.

–Fecha-te Sésamo.

Os ladrões galopam para outro roubo e Ali Babá não resiste. Diz as palavras mágicas, entra na gruta e leva parte do roubo.

Mais tarde, ao encontrar seu irmão, este lhe adverte:

- Ali Babá, não faça isso! E se você for preso?

Ali Babá dá de ombros e responde calmamente:

- Não temei, ó meu irmão. Sou amigo do Gilmar."


Endereço da página: