Folha de S. Paulo


Mais profissionais

Recente pesquisa realizada com mais de 4.500 condomínios demonstrou um crescimento enorme da atuação dos síndicos profissionais. Em 2010, apenas 5% dos condomínios contava com uma gestão profissional, contra impressionantes 28% em 2015.

A complexidade que envolve a administração de um condomínio, aliada à intolerância de alguns moradores e ao total desinteresse da maioria deles, impulsiona a atividade.

A verdade é que muitos condomínios são pequenas cidades, com centenas ou milhares de moradores, dezenas de funcionários e movimentação financeira que atinge milhões de reais e, obviamente, não podem ser administrados de forma amadora. Sem falar nas responsabilidades legais do cargo.

Durante décadas e, como verdadeiros heróis, muitos síndicos voluntários ficaram a frente dos condomínios, dedicando tempo e energia em prol da organização e valorização do lugar onde escolheram para viver. Merecem todo reconhecimento dos vizinhos, pois é uma atividade difícil e, por vezes, ingrata. Mais de 70% dos condomínios ainda possuem síndicos moradores.

Neste cenário de transformação, em que se busca a excelência dos serviços e uma gestão técnica, impessoal e transparente, a figura do síndico profissional "caiu como uma luva". São inúmeros os condomínios que melhoraram sensivelmente o processo de gestão a partir da contratação de um síndico profissional, apoiado por um conselho de moradores atuante.

Infelizmente a profissão de síndico não é regulamentada e não se exige qualquer formação técnica para o exercício da função, abrindo espaço para aventureiros e irresponsáveis. Com preocupação, noto uma avalanche de cursos e palestras para "formação de síndicos profissionais". Ao final de quatro horas de aula, muitas vezes pela internet, qualquer um recebe seu diploma de síndico profissional e já pode trabalhar. Mil vezes um síndico morador com boa vontade do que um 'pseudosíndico' profissional.

O verdadeiro síndico profissional deve ter amplo conhecimento teórico e prático, empresa legalmente constituída, apoio contábil e jurídico, além de experiência em gestão imobiliária, sem falar na habilidade para mediar conflitos e coordenar equipes.

O apoio de um síndico profissional bem preparado pode trazer benefícios maravilhosos para o condomínio, ao passo que um síndico profissional despreparado certamente trará prejuízos e chateações.


Endereço da página: