Folha de S. Paulo


Trocar condomínio por casa vai além do exercício matemático

As famílias estão fazendo um esforço brutal para dar conta das despesas nesta época de crise profunda. Quem não controlava os gastos começou a fazer isso. Quem já tinha esse hábito saudável está se aprimorando, procurando uma forma criativa de reduzir custos com o menor impacto possível no padrão de vida.

O desafio vai muito do exercício matemático. É uma oportunidade de repensar nossos valores, nossos sonhos e como queremos viver a vida.

Rafael, por exemplo, tenta se refazer do susto que levou quando se deu conta de quanto gasta por ano com a taxa de condomínio do prédio onde mora. Uma pequena fortuna! Em cinco anos ou menos, o valor de um carro ou a entrada para comprar o imóvel que ele tanto quer.

Ficou pensando com seus botões que, se morasse em uma casa, fora de um condomínio, poderia economizar um bom dinheiro. Ao compartilhar essa reflexão com a mulher, Mariana, novos questionamentos foram trazidos por ela para enriquecer a reflexão.

Conseguiram focar e definir que os principais fatores a considerar são: custo, segurança, liberdade e conveniência. E, como não é uma decisão simples, decidiram fazer uma lista com as vantagens e desvantagens de morar fora ou dentro de condomínio.

Segurança é, provavelmente, o principal fator de decisão. Quem se sente vulnerável e desprotegido em uma casa, mesmo com vizinhos por todos os lados, prefere um condomínio fechado, com acesso controlado, vigilantes 24 horas por dia. E paga caro por isso; a equipe de porteiros e vigilantes é o maior custo. O benefício desse custo elevado é, em tese, proteção para os moradores. "Será que estamos mesmo seguros?", ponderou Rafael, lembrando-se de inúmeros casos de invasão em condomínios, normalmente desencadeados por negligência dos funcionários ou dos próprios moradores.

Custo, aspecto que provocou a reflexão do casal, está diretamente associado à segurança. Sabia que com o mesmo montante de dinheiro você compra mais metros quadrados em casa do que em apartamento?
A lei da oferta e procura explica. Cerca de 70% das pessoas que procuram imóveis para alugar ou comprar nas grandes cidades preferem condomínio fechado.

Se você prefere condomínio, prepare o seu orçamento para essa realidade de mercado. O preço do m² dos apartamentos ou casas em condomínios fechados é muito mais alto, seja para comprar, seja para alugar.
E, adicionalmente, pagará a taxa de condomínio, uma espécie de aluguel para o resto da vida.

Os 30% dispostos a viver fora de condomínio podem economizar no m² na hora de comprar ou alugar e se livram da taxa condominial. Entretanto, terão despesas que não tinham antes, como segurança
privada, caso decidam contratar.

A conveniência dos condomínios é muito atraente. Poder viajar tranquilo nos finais de semana ou férias sabendo que, quando voltar, tudo estará na mais perfeita ordem. Porteiros para receber suas encomendas e correspondência.

Abertura automática dos portões da garagem, gerador no caso de falta de energia, entre outras mordomias.

Mariana lembrou que a piscina e aparelhos disponíveis no prédio substituem a mensalidade do clube ou da academia fora do condomínio. Rafael não discorda, mas, como não são usuários dessas áreas, acabam pagando por uma coisa que não usam. Salão de festas é outro espaço interessante que pode ser usado com custo baixo.

Liberdade é importante para você? Quer chegar em casa e fazer o que bem entender, sem se preocupar com horários e regras? Usar sua garagem para guardar suas tralhas, piscina de madrugada, bateria na sala de estar, crianças brincando na grama com os animais de estimação? Fazer as reformas que quiser, pintar e usar as paredes externas do seu jeito. Mariana e Rafael adoram a ideia de ter um pouco mais de liberdade em uma casinha, com jardim, e muito mais privacidade, um espaço só deles e de mais ninguém.

Viver em condomínio é um desafio. Paciência, tolerância e aceitação são exercícios cotidianos. Viver em casa, libertador, porém mais trabalhoso. O casal ainda não decidiu o que fazer, mas a conversa foi longe e muito positiva. E você? Cogitaria morar fora de condomínio para economizar uma grana?


Endereço da página:

Links no texto: