Folha de S. Paulo


Como tirar o melhor proveito do seu 13º salário

Fernando Frazão - 24.jul.2012/Folhapress
Pense bem no que fazer com 13º salário, porque esse presente, para alguns, só chega uma vez por ano
Pense bem no que fazer com 13º salário, porque esse presente, para alguns, só chega uma vez por ano

Você está prestes a receber seu 13º salário. Que maravilha, uma entrada de caixa extra, inteirinha sua, para fazer o que você bem entender. Mas é preciso ficar atento porque despesas previsíveis, embora não desejadas, surgem para estragar seus planos de desfrutar desse dinheiro sozinho. Para tirar o melhor proveito do seu 13º salário, faça um bom planejamento de como pretende utilizá-lo antes de colocar as mãos nele.

NÃO TENHO DÍVIDAS

Se você faz parte do grupo que não tem dívidas, parabéns. E, para permanecer assim, lembre-se das muitas despesas extraordinárias, típicas de dezembro e janeiro, que estão por vir. Dezembro é um mês complicado para as finanças. São muitas comemorações com a família, amigos e colegas de trabalho. Presentes para todo lado. Para não gastar demais, seja criativo. É possível comemorar e presentear gastando pouco.

Janeiro é praticamente um mês de 13º às avessas. O salário do mês será o de sempre, mas as despesas crescem assustadoramente. A fatura do cartão de crédito chega implacável, exigindo o pagamento de todos os abusos de dezembro. Matrícula escolar, IPVA, IPTU também chegam, agravando a situação. E você prometeu a si mesmo e à família toda pelo menos uma semana de férias, afinal, ninguém é de ferro.

Limite os gastos ao valor dos recursos disponíveis e planeje com antecedência. Assim, fará uma travessia tranquila por esse período turbulento. E as férias serão desfrutadas como devem, sem preocupações.

NÃO TENHO 13º

Se você trabalha por conta própria, sem carteira assinada, não terá o privilégio de receber um salário extra sem trabalhar. Esse é um dos benefícios dos quais abre mão quando opta pela informalidade. E, admita, você sente muita falta dele.

Por outro lado, essa mesma informalidade, livre de tributos e encargos, tende a gerar mais renda ao longo do ano. A dica é acumular seu próprio 13º, poupando 10% do salário por dez meses, de fevereiro a novembro.

Deixe o dinheiro em uma aplicação financeira separada e se presenteie com essa surpresa. Chegou a hora de você, patrão, recompensar você, seu melhor empregado.

ANTECIPAR O 13º

Os bancos adoram quando você antecipa o 13º salário. Para eles, um crédito fácil de conceder, com baixo risco, já que o pagamento será descontado diretamente da fonte pagadora. Uma operação muito melhor para os bancos do que para você.

A antecipação pode ser um bom negócio se usada para quitar uma dívida mais cara. Saiba que você vai propor um ótimo negócio para o seu credor. Não pense que ter dívida é um problema só seu, é do credor também! Se houver cooperação e boa vontade de ambas as partes, todos poderão tirar o melhor proveito dessa oportunidade.

Embora a taxa de juros seja menor do que a cobrada no rotativo do cartão de crédito e no cheque especial, ainda é alta e levará embora uma boa fatia do seu dinheiro. Se você não está endividado, evite antecipar. Deixe o 13º intacto e faça planos muito melhores para ele.

ESTOU ENDIVIDADO

Aí a situação muda de figura. Faltou planejamento durante o ano, limites não foram definidos ou respeitados e você gastou mais do que podia. Está financiando a fatura do cartão, já abriu mão de parte do salário reduzido em razão de crédito consignado e tem outros compromissos atrasados que engrossarão o montante da dívida se não forem pagos.

Junte a papelada toda e descubra quanto você está devendo, para quem e qual a taxa de juros de cada dívida. Levou um susto? Está devendo muito mais do que você imaginava, não é? Aproveite que os números estão todos na sua frente e pense no que faria diferente se tivesse outra chance. Você pode fazer diferente e melhor em 2017.

O 13º ajuda muito, mas não faz milagre. Faça valer cada centavo dele que será entregue para pagar dívidas. Antes de quitar ou amortizar parte da dívida, negocie muito com o credor para tentar conseguir uma boa redução no saldo devedor. Afinal, ele terá um problema a menos se conseguir tirar você da lista de inadimplentes.

Seu 13º pode ser seu melhor presente de Natal. Gerencie suas finanças durante o ano e faça acontecer.


Endereço da página: