Folha de S. Paulo


Aumente o patrimônio pagando menos taxa de administração

Quanto você paga de taxa de administração no fundo de investimento ou no plano de previdência no qual aplica?

Não saber a resposta pode significar que você cuida pouco de seus interesses. Ou acha que não é possível negociar com os bancos e seguradoras que detêm o poder e estabelecem as regras do jogo.

QUANTO VALE

Existe um preço justo a ser pago pela prestação de serviço do administrador que investe o seu dinheiro, por sua conta e risco, sem promessa de rentabilidade.

O custo do administrador depende do tipo de fundo que ele oferece. Gerir uma carteira que aplica exclusivamente em operações que acompanham a taxa de juros de mercado, como os fundos DI, é mais barato que gerir um fundo multimercado, que investe nos mercados de juros, de câmbio, de ações e ativos no exterior, por exemplo.

Significa que, do seu ponto de vista, cotista do fundo, faz sentido pagar entre 0,50% e 1% ao ano para investir em um Fundo DI e entre 1,5% e 2,5% para investir em fundos de ações ou multimercados.

editoria de arte/folhapress
editoria de arte/folhapress

NEGOCIE

O seu poder de barganha é o valor disponível para investir. Quanto maior o valor, menor a taxa de administração.

Pesquisei o site de um grande banco para comprovar a teoria. A tabela aponta a taxa de administração cobrada pelos fundos DI que essa instituição oferece no segmento varejo, ou seja, não contempla os fundos oferecidos para clientes do segmento alta renda, ou "private banking", que certamente são menores do que as pesquisadas.

Você cresce como investidor e seu poder de barganha aumenta.

É provável que, ao iniciar sua carteira de investimentos, você se submeta ao pagamento de taxas mais altas.

Mas à medida que o seu valor investido aumenta, você pode negociar a transferência para um fundo de taxa menor, na mesma ou em outra instituição financeira.

No caso dos fundos de investimento, você pagará Imposto de Renda se decidir mudar. É provável que a mudança para reduzir os custos faça sentido apesar do pagamento do imposto, já que ele incide uma vez sobre os rendimentos e a taxa de administração é paga anualmente, sobre todo o montante.

No caso dos planos de previdência, mais fácil negociar, pois a portabilidade permite transferir os recursos de um plano para outro, na mesma ou em outra seguradora, sem incidência de IR e sem interromper a contagem do tempo para efeito de cálculo da alíquota, no caso do regime de tributação definitiva que adota a tabela regressiva.

ECONOMIZE

Não subestime o impacto positivo que alguns poucos pontos percentuais podem gerar sobre o valor acumulado ao longo dos anos.

Observe a tabela e veja o valor adicionado ao patrimônio de um investidor que aplicou mensalmente R$ 1.000 durante dez anos. A simulação considerou taxa de juros nominal bruta e estável de 10% ao ano e quatro níveis de taxas de administração.

Nos casos em que a taxa de administração é abusiva, o administrador do fundo ganha mais que o investidor.

Faz sentido para você assumir os riscos sozinho e ganhar menos do que o prestador de serviço da gestão do dinheiro? Fique atento e zele pelo seu patrimônio!


Endereço da página: