Folha de S. Paulo


Lógica matemática é a linguagem para falarmos com os extraterrestres

Henrique Alvim Corrêa/Divulgação
Ilustração de Henrique Alvim Corrêa para edição brasileira de
Ilustração de Henrique Alvim Corrêa para edição brasileira de "A Guerra dos Mundos", de H. G. Wells

Estamos no ano de 2710. Na sequência de inúmeras explorações espaciais, finalmente a humanidade encontrou uma espécie inteligente extraterrestre: os Gödelianos do planeta X314. O contato é muito mais difícil do que previram os cientistas, e até os autores de ficção científica, pois os Gödelianos são uma espécie muito, muito estranha. (*)

Para começar, eles têm quatro sexos: os Verdadeiros, que sempre dizem a verdade; os Mentirosos, que sempre mentem; os Inconstantes, que tanto mentem quanto dizem a verdade; e os Doidos, os mais estranhos de todos, que não seguem as regras da lógica. Uma coisa que complica muito é que, na aparência, os quatro são totalmente idênticos: o sexo de um Gödeliano só pode ser identificado por meio de suas respostas a perguntas.

Lauralina, leitora assídua desta coluna, acaba de ser nomeada a primeira embaixadora da Terra em X314. A sua missão, ajudar na comunicação entre os dois povos, é crucial para a paz na galáxia. Mas primeiro ela tem de ser aprovada pelos Gödelianos, respondendo a uma série de perguntas. O governo alienígena prometeu que neste primeiro contato não participarão Doidos. No mais, Lauralina precisa ter muitíssimo cuidado: os Gödelianos são muito, muito sensíveis em questões de lógica.

O primeiro entrevistador afirma: "Eu sou Mentiroso. Qual é o meu sexo?" Lauralina precisa pensar muito bem antes de responder! Errar o sexo do seu interlocutor é uma ofensa gravíssima em X314: a vítima costuma reagir cuspindo ácido sulfúrico no ofensor.

Ela pensa: um Verdadeiro nunca diria isso, porque estaria mentindo. Um Mentiroso também não confessaria, pois estaria dizendo a verdade, e isso eles nunca fazem. Os Gödelianos garantiram que não haveria Doidos, portanto só resta uma opção: ele é Inconstante. Muito bem, Lauralina!

Agora são dois entrevistadores. Sabemos que um deles é Verdadeiro, mas não sabemos qual, nem o sexo do outro. O primeiro entrevistador diz: "Eu sou Verdadeiro, e o meu amigo é Inconstante." O segundo contesta: "Eu sou Verdadeiro, e ele é Inconstante." Novamente o primeiro: "Eu sou Inconstante e ele é Verdadeiro". E o segundo: "Um de nós já disse uma mentira."

Como saber qual é qual?

Lauralina observa: as duas afirmações do primeiro entrevistador são o contrário uma da outra. Portanto uma é verdade e a outra é mentira. Então ele não pode ser Verdadeiro, porque estes nunca mentem, nem Mentiroso, porque nunca dizem a verdade. Logo, o primeiro observador é Inconstante e, nesse caso, o segundo deve ser Verdadeiro.

Ufa!

Sabemos que no próximo par de entrevistadores não há Inconstantes (nem Doidos). O primeiro deles diz apenas: "Os dois somos do mesmo sexo." O outro é mais tagarela: "Se sou Verdadeiro então o meu colega é Mentiroso. Se sou Mentiroso, então ele é Verdadeiro." Agora complicou!...

Mas, com a preciosa ajuda dos nossos leitores e leitoras, Lauralina consegue entender a lógica da situação. Ela raciocina assim: vamos supor que sejam do mesmo sexo. Então a afirmação do primeiro entrevistador é verdade e, portanto, ele é Verdadeiro. Nesse caso, o outro também seria Verdadeiro, já que supomos que são do mesmo sexo. Mas o segundo diz que se ele for Verdadeiro então o primeiro é Mentiroso. Se isso estiver certo, então o primeiro é Mentiroso, contradizendo a conclusão anterior. Se for mentira, então o segundo entrevistador é Mentiroso, o que também contradiz a conclusão anterior. Não há saída: nos dois casos chegamos a uma contradição. Portanto, eles não podem ser do mesmo sexo!

Então a afirmação do primeiro entrevistador é mentira, e ele é Mentiroso. Nesse caso, como já sabemos que eles são de sexos diferentes, o segundo é necessariamente Verdadeiro.

Essa foi por pouco!

A fase final da entrevista é na presença do Líder Supremo dos Gödelianos. "Eu estou mentindo. O que pode dizer sobre o meu sexo?" Lauralina recusa-se a responder e informa o seu governo. A Terra protesta com veemência, e os Gödelianos retiram a pergunta e pedem desculpa. Por quê??? (Responda pelo e-mail viana.folhasp@gmail.com.)

Tudo termina bem: nossa embaixadora está credenciada oficialmente em X314, e a era das relações diplomáticas interplanetárias está começando!

(*Inspirado em cenário criado pelo francês Jean-Claude Baillif)


Endereço da página: