Folha de S. Paulo


Vacas loucas, jornalismo anêmico

A Folha já explicou até por que a bolsa escrotal de recém-nascidos é roxa ou preta, mas não que a doença da vaca louca dificilmente afeta o homem, mesmo quando este ingere carne britânica contaminada. Pior, na capa de domingo passado, o jornal lançou acusação equivocada sobre a carne brasileira.

A manchete de oito dias atrás alertava: "Carne ilegal chega a 50% no país". No último parágrafo da chamada, afirmava que "a carne ilegal pode causar neurocisticercose". Biólogos, veterinários e médicos procuraram o ombudsman para dizer que esta informação está errada, embora elogiando a denúncia sobre falta de fiscalização.

Cisticercose x teníase

A reportagem tratava da carne bovina. Quando esta apresenta cisticercos (larva em forma de caroço, ou "pipoca"), a doença que causa no homem é menos grave: teníase, ou fixação no intestino do verme conhecido como solitária.

Já para ocorrer a cisticercose, é preciso que o homem faça as vezes de boi. Ele tem de ingerir ovos de solitária, não cisticercos (larvas). Como estes ovos só estão presentes em fezes humanas, é a falta de higiene pessoal que provoca a cisticercose (autocontaminação), ou o consumo de alimentos contaminados _verduras adubadas com fezes, por exemplo.

O ovo atravessa a parede de órgãos digestivos e cai na corrente sanguínea. Pode então alcançar qualquer parte do corpo. Se parar num músculo, é a carne humana que passa a abrigar um cisticerco ("pipoca"). Se parar no cérebro (neurocisticercose), pode provocar cegueira e até demência.

Há, por fim, outra constatação científica em favor da carne de vaca: quase só há registro de cisticercose por solitária do porco (Taenia solium). Discute-se se a carne bovina (Taenia saginata) pode de fato causar neurocisticercose.

A precisão, em jornalismo científico, é tudo. Em especial quando se trata da saúde de quem está lendo.

Moléculas doidas

Repórteres, redatores e editores da área de divulgação científica são acometidos de tempos em tempos por epidemias de sensação. Foi assim com o Ebola (perdão, Ébola) e com a bactéria devoradora de músculos. Basta o leitor ser um pouco hipocondríaco para entrar em pânico.

A moda da vaca louca nem é nova. Há muitos anos, aqui mesmo na Folha, o mestre José Reis deu notícia da BSE, ou encefalopatia espongiforme bovina. Ele já falava na parte mais esquisita da doença, o fato de ser causada não por um microrganismo, mas moléculas batizadas de príons.

Essas informações têm sido repetidas à exaustão desde que o governo britânico reconheceu, há poucas semanas, uma possível ligação entre o mal bovino e a morte de 11 portadores da doença humana, Creutzfeldt-Jakob (CJD). Algo muito próximo da histeria coletiva se instalou na Europa e pode alastrar-se.

É nessas horas que deve entrar em cena o melhor jornalismo científico. Seu papel é esclarecer, doa a quem doer.

Genes ou país errados

Um exemplo de missão cumprida pode ser encontrado na edição de 8 de abril da revista norte-americana "Newsweek".

Numa reportagem didática sobre o papel dos príons, ela explica que nem todos os que comerem carne de vaca com BSE vão desenvolver a CJD. Há indícios de que é preciso ter predisposição genética. Nascer com o gene errado, além de comer a carne errada.

De qualquer maneira, é apenas um detalhe de uma doença distante. A imprensa e as autoridades brasileiras, de sua parte, ainda não conseguiram sequer informar ao público por que ali mesmo em Caruaru três dúzias de brasileiros já morreram.

Como gado, sem razão.


Endereço da página: