Folha de S. Paulo


Filme da Shell de 1991 já apontava para os riscos da mudança climática

Reprodução
Reprodução do filme da Shell que falava das mudanças climáticas
Reprodução do filme da Shell que falava das mudanças climáticas

A ambiguidade malévola das companhias petrolíferas a respeito do aquecimento global foi escancarada pelo holandês Jelmer Mommers. O jornalista trabalha no site "The Correspondent".

Mommers achou e pôs na rede um filme de 1991 alertando para os riscos da mudança climática, produzido pela Shell. Seu furo ganhou destaque em inglês por meio de uma parceria com o colega britânico Damian Carrington, em reportagem do diário "The Guardian".

Desde aquele ano distante, porém, a Grande Irmã anglo-holandesa fez muito pouco para enfrentar a crise com que se preocupava um quarto de século atrás.

O vídeo de 28 minutos carregava o título "Climate of Concern", que pode ser traduzido como "clima de preocupação", mas também como algo na linha de "clima de responsabilidade". Com efeito, a produção tem objetivo didático e funciona como um chamamento a governos e empresários para que façam algo a respeito.

Vale a pena assistir, ainda que não tenha encontrado uma versão legendada em português. Alguma boa alma poderia fazê-lo, para iluminar aqueles conservadores que veem no combate ao aquecimento global uma motivação anticapitalista.

Supondo-se, claro, que eles queiram ser iluminados a respeito de alguma coisa. Donald Trump, por exemplo. No ritmo em que o presidente americano tem lançado ataques contra o bom senso e as evidências factuais, não surpreenderia se ele denunciasse a Shell como cúmplice da China para tirar empregos "da América".

O filme, apesar de antigo, permanece sinistramente atual. Os computadores e gráficos que mostra parecem saídos de uma série de TV jurássica, mas o que mostram não conflita em quase nada com tudo que se mediu, observou e verificou desde então, em matéria de transformações do clima da Terra.

Tudo indica que a Shell estava metida então numa operação de relações públicas, tentando dar uma esverdeada na sua imagem e surfar na onda da Eco-92. Essa reunião de cúpula ambiental atraiu ao Rio de Janeiro representantes de 108 países da ONU e produziu a Convenção sobre Mudança Climática.

Foi o início de um arrastado processo de negociação internacional que culminou em 2015 no Acordo de Paris. Em 1992 se falou muito de ecologia e clima, por aqui, mas desde então o tema sumiu da agenda nacional –soterrado, a partir de Paris, pela avalanche dupla do impeachment e da crise socioeconômica.

Antes do maremoto geopolítico desencadeado por Trump, o assunto aquecimento global já enfrentava uma espécie de pororoca sob a maré crescente do óleo e do gás de folhelho ("shale", também chamado no Brasil de xisto).

Os preços do petróleo despencaram no mercado internacional. Em Pindorama, os governos Lula e Dilma se lambuzaram no combustível fóssil e na corrupção antediluviana do pré-sal.

Em paralelo e quase em silêncio, a China trabalhava. Não numa conspiração para derrubar o capitalismo, que pratica com parcimônia e pragmatismo, mas para livrar-se do carvão mineral que move sua economia e cuja poluição –mais a da crescente frota de veículos– mata mais de 1 milhão de chineses por ano.

Como resultado, as emissões de carbono do setor energético chinês pararam de crescer nos últimos três anos. O consumo de carvão caiu, em favor de usinas termelétricas movidas a gás natural (um fóssil mais eficiente) e fontes limpas de energia, como a solar fotovoltaica, que dobrou.

A Shell fez pouco caso de seu filme premonitório. Ao menos em Pequim, pelo visto, havia alguém prestando atenção.


Endereço da página: