Folha de S. Paulo


'Pure Gold' mostra reciclados do mundo na Alemanha

O centenário Museu de Artes e Ofícios de Hamburgo, na Alemanha, deu a largada para o ambicioso projeto itinerante "Pure Gold - Upcycled! Upgraded!". Ele começou no último dia 15 de setembro com uma exposição de peças feitas de reciclagem e upgrade de materiais de quatro continentes.

Plásticos, madeiras, panos, borrachas, papéis, ferros, louças e vidros recuperados e rearranjados em 76 peças, por 53 designers, fazem parte da mostra, que deve percorrer 20 cidades em dez anos, um programa do Instituto de Relações Internacionais (IFA) da Alemanha.

"Nosso tema é de relevância global, mas os países têm abordagens muito diferentes. Seria um mal-entendido ver o upcycling como um novo método universal. Pelo contrário, deve ser enraizado na cultura regional como uma estratégia efetiva. Os objetos exibidos demonstram isso de forma prolífica", diz o curador-chefe da mostra, o professor Volker Albus.

Albus dividiu a curadoria com mais seis curadores, provenientes de Brasil, China, Egito, Índia, Zimbábue e Tailândia, que apontaram trabalhos. "Queremos iniciar um discurso global sobre este importante tópico e
não apenas uma determinada mensagem focada na Alemanha ou na Europa", diz Albus.

Do Brasil, participam obras dos designers Domingos Tótora e Bruno Jahara, selecionados pela curadora Adélia Borges, responsável pela América Latina. Tótora mostra seu banco feito de pasta de celulose enformada e Jahara, sua montagem de utensílios plásticos industrializados. Borges também indicou o projeto da designer e jornalista argentina Lujan Cambariere e do coletivo Atico de Diseno, que usa peças de antiquário para criar um mix de luminária e brinquedo.

O projeto "Pure Gold" não se resume à mostra itinerante. O plano é fazer oficinas com designers em cada local de exibição para registrar técnicas de reparo, reutilização e personalização de produtos, e assim
formular "receitas de upcycling". As oficinas alimentarão uma plataforma digital, que funcionará como fórum. "Nosso objetivo é produzir tutoriais em vídeos simples que podem ser filmados com smartphones e colocados na plataforma. Todo mundo interessado em upcycling pode se conectar facilmente e trocar experiências em escala global", diz Axel Kufus, responsável pela plataforma digital.


Endereço da página:

Links no texto: