Folha de S. Paulo


Lixo: Ao comemorar 25 da seletiva, Porto Alegre vai intensificar programa

Porto Alegre (RS) vai ampliar a coleta seletiva. Segunda capital brasileira a implantar o sistema (Curitiba foi a primeira), a cidade já universalizou o serviço para todos os bairros e agora anuncia sua intensificação, com recolhimento em dois turnos e de até três vezes por semana em algumas regiões, a partir de agosto.

Apesar de o serviço atingir a cidade de Porto Alegre toda, das 2.200 toneladas recolhidas por dia, apenas 110 toneladas são de lixo seco separado pelos moradores, uma fração ainda muito pequena. Isso significa que a adesão da população ainda precisa aumentar muito.

De acordo com dados da empresa de limpeza pública, se todos os moradores separassem corretamente os resíduos domiciliares, aproximadamente 320 toneladas diárias seriam encaminhadas para a triagem, quase o triplo do número atual. Essa mudança economizaria recursos consideráveis no orçamento municipal –hoje o lixo que não é reaproveitado é enviado a um aterro sanitário a 100 km de distância da capital, de caminhão.

Além disso, com mais material reciclável para trabalhar, as cooperativas poderiam incluir mais trabalhadores, entre eles os atuais carroceiros e condutores de carrinhos, que devem deixar de circular até 2016 nas ruas da cidade. Hoje, o material recolhido é distribuído em 19 galpões de triagem, gerando emprego e renda para 800 cooperados.

Na última terça (7), dia em que completou 25 anos da seletiva, Porto Alegre anunciou o aumento de turnos e dias de coleta e o ReciclaPoa, uma campanha de conscientização para incentivar a população a separar corretamente o lixo.

Inclusão produtiva de condutores, reestruturação do sistema de triagem e educação ambiental são os três eixos de um programa que conta com recursos de R$ 18 milhões, sendo metade da prefeitura e metade do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES).

Desde que a Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS) foi aprovada, em 2010, o número de cidades que fazem coleta seletiva aumentou 109%: 927 cidades brasileiras têm algum tipo de coleta, o que representa 17% do total de municípios do país, de acordo com uma pesquisa do Compromisso Empresarial para Reciclagem (CEMPRE) de 2014.

Mesmo com o crescimento verificado nos últimos quatro anos, só 13% dos brasileiros têm acesso a esses programas.


Endereço da página: