Folha de S. Paulo


Californiana Imperfect aposta em comida feia

A empresa californiana Imperfect Foods planeja entrar no mercado de frutas, legumes e verduras que são desperdiçados por não terem aparência perfeita. Para alavancar o negócio, pretende vender cestas desses produtos com desconto de 30% em comparação com os preços dos supermercados.

Com essa proposta, a empresa conseguiu arrecadar, em sistema de financiamento coletivo, os US$ 35 mil (cerca de R$ 107 mil) necessários para a construção de um armazém. A ideia é comprar os produtos de agricultores de várias regiões do Estado e começar as vendas nas cidades de Berkeley e Oakland, para clientes regulares e assinantes do serviço de entrega.

A nova empresa segue a onda que já tem história na Europa, entre cooperativas e iniciativas que buscam o lixo zero e combatem o desperdício de comida. "Gente bonita come fruta feia" é o lema da Fruta Feia, organização fundada no fim de 2013 em Portugal.

Todas as semanas o Fruta Feia recolhe nas hortas e pomares dos produtores associados os produtos pequenos, grandes ou disformes que eles não conseguem escoar. Com esse material, prepara cestas de dois tamanhos diferentes, com frutas e hortaliças da época para entregar aos consumidores de Lisboa e arredores.

Os assinantes do serviço pagam anualmente uma taxa administrativa de € 5 (cerca de R$ 17), além do preço das cestas –a pequena, a € 3,5 (R$ 12), com peso entre 3 e 4 kg, e a grande por € 7 (cerca de R$ 24), e peso entre 6 e 8 kg.

A cooperativa Fruta Feia visa combater a "ineficiência de mercado", criando um mercado alternativo para as frutas e hortaliças fora dos padrões de beleza, que gere valor para os agricultores e consumidores e "combata tanto o desperdício alimentar como o gasto desnecessário dos recursos utilizados na sua produção".

No seu primeiro ano e meio de funcionamento e com os 700 assinantes que tem hoje, a cooperativa já evitou o desperdício de mais de 114 toneladas de comida.

O desconto calculado pela empresa da Califórnia é o mesmo praticado pela rede de supermercados francesa Intermarché, que lançou a campanha "Les Fruits & Légumes Moches" (Frutas e Legumes Feios) em junho de 2014. O sucesso de vendas fez com que a empresa lançasse também uma linha de produtos feitos com os vegetais feios, com sopas e sucos.


Endereço da página: