Folha de S. Paulo


Livro analisa arte erótica japonesa com rica produção de textos e pinturas

Reprodução
Gravura de Utugawa Kunisada, do livro A Erótica Japonesa na Pintura e na Escritura dos Séculos 17 a 19
Gravura de Utugawa Kunisada, em "A Erótica Japonesa na Pintura e na Escritura dos Séculos 17 a 19"

Os dois volumosos tomos dessa caixa analisam a arte erótica japonesa com base em rica produção de textos e "ukiyo-e" —"pinturas do mundo flutuante", como eram chamadas as tradicionais xilogravuras sobre a vida cotidiana na era Edo. Com ênfase nas práticas femininas (desde a "competição de vaginas" até uma sofisticada produção de dildos) e no papel dos "belos garotos", a autora se debruça também sobre livros e álbuns de artistas em que o estetizado erotismo e a pornografia mais explícita copulam de modo exuberante.

A Erótica Japonesa na Pintura e na Escritura dos Séculos 17 a 19. Autora: Madalena Natsuko Hashimoto Cordaro. Editora: Edusp (2017, 848 págs., R$ 390, caixa com dois volumes).

*

DISCO
"Escarpas modernas"

Divulgação
Capa de
Capa de "Trio Paineiras Interpreta Compositores de Hoje"

O último disco com produção do compositor Sergio Roberto de Oliveira (morto em julho aos 46 anos) reúne obras escritas especialmente para o Trio Paineiras (Marina Spoladore, piano; Batista Jr., clarinete e clarone; Marco Catto, violino e viola). À escarpada peça de Oliveira, somam-se a modernidade neoclássica de Rami Levin (nova-iorquina radicada no Brasil), leituras tensas de telas do inglês William Turner por Marcos Lucas e obras de Liduino Pitombeira e Pauxy Gentil-Nunes, dentro de registro livre de ortodoxias vanguardistas.

Trio Paineiras Interpreta Compositores de Hoje. Artista: Trio Paineiras. Gravadora: A Casa Discos (2017, R$ 30).

*

SÉRIE
"Fissuras no monolito"

Baseada na tetralogia "Estações Havana", do escritor cubano Leonardo Padura, essa ótima série policial produzida na Espanha tem como protagonista o tenente Mário Conde. Investigador de polícia com ambições literárias e conflitos existenciais afogados no álcool, ele destrincha o submundo corrupto que aflorou em Cuba após a queda do muro de Berlim, abrindo fissuras no monolítico regime comunista de Fidel Castro.

Quatro Estações em Havana. Direção: Félix Viscarret. Elenco: Jorge Perugorría, Carlos Enrique Almirante e outros. Produtora: Tornasol Films (2016). Na Netflix.


Endereço da página: