Folha de S. Paulo


Hermeto Pascoal faz registro inédito de 18 composições em disco

Gabriel Quintão/Divulgação
O músico brasileiro Hermeto Pascoal
O músico brasileiro Hermeto Pascoal

Aos 81 anos e após 15 sem gravar com o grupo que sempre o acompanha, Hermeto Pascoal faz registro inédito de 18 composições. Ao lado de André Marques (piano), Jota P. (sopros), Itiberê Zwarg (baixo), Ajurinã Zwarg (bateria) e Fabio Pascoal (percussão), o genial multi-instrumentista alagoano celebra a cidade de São Paulo, a percussão pernambucana e, sobretudo, amigos e monstros musicais como Miles Davis, Ron Carter, Chick Corea, Sivuca, Tom Jobim e Astor Piazzolla –com citações e improvisos em meio à pulsação corpórea de sua inesgotável fábrica de timbres e harmonias.

No Mundo dos Sons. Artista: Hermeto Pascoal & Grupo. Gravadora: Selo Sesc (2017, R$ 30, CD duplo).

*

LIVRO
"Estudo pioneiro"

Arte e Sociedade em Marcuse, Adorno e Benjamin
José Guilherme Merquior
l
Comprar

Dentro da reedição das obras do ensaísta e crítico literário José Guilherme Merquior (1941-1991), este livro tem duplo interesse. Em primeiro lugar, por expor de modo claro e abrangente as teorias dos pensadores alemães Walter Benjamin, Herbert Marcuse e Theodor Adorno –sem prejuízo de uma reflexão autônoma na qual explicita suas divergências teóricas. E, em segundo lugar, pela importância histórica desse estudo que, publicado originalmente em 1969, contrastou de modo pioneiro, no Brasil, os diferentes vetores da "crítica da cultura" (de viés marxista) da Escola de Frankfurt.

Arte e Sociedade em Marcuse, Adorno e Benjamin. Autor: José Guilherme Merquior. Editora: É Realizações (2017, 400 págs., R$ 69,90)

*

FILME
"Impostura libertadora"

O ator Toni Servillo (de "A Grande Beleza") vive simultaneamente os papéis de um senador italiano de esquerda –que durante crise emocional se refugia na França, na casa de uma ex-namorada– e de seu irmão gêmeo, um excêntrico filósofo que substitui o político e passa a fazer discursos que incendeiam a opinião pública. Baseado em romance de sua própria autoria, Roberto Andò retoma o tema ancestral do duplo em chave irônica, na qual a libertação das maquinações e das hipocrisias partidárias se dá pela impostura.

Viva a Liberdade. Direção: Roberto Andò. Elenco: Toni Servillo, Valerio Mastandrea e outros. Produtora: Bibi Film/Rai Cinema (2013). Na Netflix.

*

A coluna "Cult" é publicada aos domingos a cada 15 dias na "revista sãopaulo".

Eduardo Knapp/Folhapress
Chamada mobile da edição de 20.ago.2017 da sãopaulo
Clique para acessar a edição especial de Casa & Decoração da sãopaulo

Endereço da página:

Links no texto: