Folha de S. Paulo


Livro reúne sátiras de Lima Barreto a vícios da vida pública brasileira

Divulgação
Xilogravura de Fernando Vilela para a capa do livro
Xilogravura de Fernando Vilela para a capa de "Os Bruzundangas/Numa e a Ninfa", de Lima Barreto

Essa linda edição em capa dura, com projeto gráfico e imagens de Fernando Vilela, se destaca entre os lançamentos que celebram a obra de Lima Barreto, autor homenageado da Flip deste ano, que começa na próxima quarta (26).

Os Bruzundangas
Lima Barreto
l
Comprar

Organizado por Beatriz Resende, o volume reúne duas obras em que o escritor satiriza os vícios da vida pública brasileira: "Os Bruzundangas", que se passa em uma república fictícia, e "Numa e a Ninfa", cujo protagonista é um bacharel arrivista. Em comum entre os dois livros, o humor amargurado de Lima Barreto, a crítica à impostura social, ao racismo e à oratória vazia de políticos, literatos e doutores de araque.

Os Bruzundangas/Numa e a Ninfa.Autor: Lima Barreto. Editora: Carambaia (2017, 512 págs., R$ 129,90)

*

DISCO
Violoncelo moderno

Um dos grandes violoncelistas em atividade, o pernambucano Antonio Meneses (que dentro de um mês completa 60 anos) interpreta a "Suíte para Violoncelo" do espanhol Gaspar Cassadó (1897-1966), uma das mais belas peças para o instrumento. Completam o registro duas obras do húngaro Zoltán Kodály (1882-1967), cuja modernidade está impregnada pela mágica atmosfera magiar: a sensacional "Sonata Op. 8" e o "Duo Op. 7", essa última com o violinista Cláudio Cruz.

Antonio Meneses: Cassadó/Kodály.Artistas: Antonio Meneses e Cláudio Cruz. Gravadora: Avie (2016, R$ 98,70, importado)

*

FILME
Antissemitismo tragicômico

O diretor francês (nascido em Israel) Yvan Attal também é o protagonista desse filme que apresenta de modo tragicômico as diferentes facetas do antissemitismo na França. Enquanto ele desabafa seus fantasmas persecutórios ao analista, diferentes esquetes ironizam, no limite do absurdo, os clichês sobre os judeus.

Em Toda Parte. Diretor: Yvan Attal. Elenco: Yvan Attal, Charlotte Gainsbourg e outros. Produtora: La Petite Reine (2016). Disponível na Netflix.

*

A coluna "Cult" é publicada aos domingos a cada 15 dias na "revista sãopaulo".

Eduardo Knapp/Folhapress
Chamada mobile para a edição 344 da revista sãopaulo
Clique para ler a edição 344 da revista sãopaulo

Endereço da página:

Links no texto: