Folha de S. Paulo


'Eu Não Sou Seu Negro' traz imagens de casos de racismo atuais

Divulgação
Cena de
Cena de "Eu Não Sou Seu Negro", de Raoul Peck

Partindo de livro inacabado do escritor e dramaturgo afroamericano James Baldwin (1924-1987) sobre o racismo nos EUA, o diretor Raoul Peck mescla entrevistas do autor, leitura de seus textos (voz de Samuel L. Jackson) e imagens históricas. O epicentro é a morte dos ativistas Martin Luther King, Malcom X e Medgar Evers, mas a inserção de imagens de casos de racismo atuais sugere que o olhar impiedoso de Baldwin sobre seu país continua necessário no presente.

Eu Não Sou Seu Negro. Diretor: Raoul Peck. Distribuidora: Imovision (2016). Na Apple TV

*

Livro

Anatomia da alma

Contos Reunidos
Fiódor Dostoiévski
l
Comprar

Dostoiévski (1821-1881) representa o apogeu do romance realista e sua superação, lançando as bases da narrativa introspectiva ou psicológica que viria depois. Mas, em muitos de seus contos —reunidos neste volume com ótima introdução de Fátima Bianchi—, o escritor russo deriva para o fantástico e a parábola, ampliando o espectro de sua anatomia da alma humana. Destacam-se "Bobók" e "O Sonho de um Homem Ridículo", capítulos de romances como "Crime e Castigo" ou "Os Irmãos Karamázov" que permitem leitura autônoma e ensaios e artigos que, extraídos de seu "Diário de um Escritor", dialogam com algumas narrativas.

Contos Reunidos. Autor: Fiódor Dostoiévski. Tradução: vários. Editora: 34 (2017, 552 págs., R$ 89)

*

Série

Perversa empatia

Nesse "thriller" britânico ambientado em Belfast (Irlanda do Norte), Gillian Anderson (de "X-Files") é a investigadora incumbida de desvendar os crimes de um "serial killer" (Dornan) cujas ações acompanhamos em paralelo —alternando amorosa vida familiar e o trabalho como psicólogo com sádicas incursões noturnas. Atualiza a lenda de Jack, o Estripador, tendo como ponto forte o modo perverso como Dornan provoca nossa empatia.

The Fall. Direção: Jakob Verbruggen. Elenco: Gillian Anderson, Jamie Dornan e outros. Produtora: BBC Two (2013-2015). No Netlix (três temporadas)


Endereço da página:

Links no texto: