Folha de S. Paulo


Fernando Klabin traduz novelas do romeno Mircea Eliade

Ulf Andersen/Getty Images
Mircea Eliade, em 1978, em Paris
Mircea Eliade, em 1978, em Paris

Mais conhecido como historiador das religiões, o romeno Mircea Eliade (1907-1986) tem uma extensa obra ficcional. Depois de traduzir o romance gótico "Senhorita Christina" (Tordesilhas), Fernando Klabin verte agora duas novelas marcadas por especulações mítico-científicas e pelo suspense. Em "Uma Outra Juventude", um "scholar" octogenário rejuvenesce e adquire percepções extrassensoriais cobiçadas por forças de segurança durante o nazismo. Em "Dayan", a elucidação de um teorema da física associa elementos policiais e proféticos.

Uma Outra Juventude e Dayan. Autor: Mircea Eliade. Tradução: Fernando Klabin. Editora: 34 (2016, 216 págs., R$ 49).

*

FILME

Teoria conspiratória

O assassinato do arquiduque Ferdinando, herdeiro do trono austro-húngaro, em 1914, na capital da Bósnia, foi o estopim da Primeira Guerra. Em "Sarajevo", um jurista judeu é incumbido de fornecer uma versão oficial que justifique a eclosão do conflito, mas descobre uma rede paralela de mesquinhos interesses geopolíticos e comerciais de alemães e austríacos. Filme convencional com plausível teoria conspiratória sobre a gênese de uma das maiores carnificinas da história.

Sarajevo. Diretor: Andreas Prochaska. Elenco: Florian Teichtmeister, Heino Ferch, Melika Foroutan. Produtora: ORF (2014). Na Netlix.

*

SÉRIE

Tribunal asiático

Essa ficção histórica holandesa reconstitui em quatro capítulos o Julgamento de Tóquio (1946-1948), que sentenciou militares e políticos japoneses por crimes cometidos durante a participação de seu país no Eixo formado com Alemanha e Itália, na Segunda Guerra. Com sóbria linguagem de documentário, mostra as hesitações dos juízes entre seguir preceitos jurídicos universais ou repetir as decisões do Tribunal de Nuremberg, que pouco antes punira os nazistas.

Tokyo Trial. Direção: Pieter Verhoeff e Rob. W. King. Elenco: Marcel Hensema, Paul Freeman e outros. Produtora: NHK/Netflix (2016). Na Netflix.


Endereço da página: