Folha de S. Paulo


Livro reúne textos da Antiguidade com precursores da 'literatura fantástica'

Divulgação
Capa do livro
Capa do livro "Antologia Fantástica da Literatura Antiga", organizado por Marcelo Cid

Metamorfoses da imaginação | Inspirado por Jorge Luis Borges, o escritor, pesquisador e diplomata Marcelo Cid reuniu aqui fragmentos de textos da Antiguidade greco-romana em que se reconhecem precursores daquilo que modernamente chamamos de "literatura fantástica" (subgênero a rigor inexistente no período abrangido pela antologia). De Homero a Santo Agostinho, passando por Ovídio, Plínio, o Velho, Plutarco e Luciano de Samósata, essa coletânea traz passagens mitológicas em que se reconhecem paralelos com a Bíblia judaica, relatos de filósofos e naturalistas, além de trechos de obras ficcionais que nos permitem ler as metamorfoses da imaginação.

Antologia Fantástica da Literatura Antiga. Organizador: Marcelo Cid. Editora: Ateliê (2016, 264 págs., R$ 65).

*

+ DISCO

Modernos sem ortodoxia | Iniciativa dos compositores Sergio Roberto de Oliveira e Rami Levin (norte-americana radicada no Rio de Janeiro), este CD apresenta recorte da música erudita brasileira contemporânea desvinculado de experimentalismos e ortodoxias. Além de obras dos idealizadores, traz peças orquestrais e com solistas de Marisa Rezende, Pauxy Gentil-Nunes e Alexandre Schubert, mesclando elementos mais líricos e expressionistas a pulsações rítmicas sob influência do nacionalismo musical.

Orquestra Sinfônica Nacional Interpreta Compositores de Hoje. Artista: OSN-UFF; Tobias Volkman, regente; Cristiano Alves, clarineta; Aloysio Fagerlande, fagote. Gravadora: A Casa (2016, R$30).

*

+ FILME

Sarcasmo nórdico | Baseado em romance policial do norueguês Jo Nesbo, traz um caça-talentos do mundo corporativo que, baixinho e complexado, atua paralelamente como ladrão de obras de arte, para bancar o alto padrão de vida com sua bela mulher. Quando ele encontra um executivo que diz possuir uma tela perdida de Rubens e seduz sua beldade, a trama se transforma num "thriller" mirabolante com gélido (ou nórdico) sarcasmo.

Headhunters. Direção: Morten Tyldum. Distribuidora: Nordisk Film (2011). Na Netflix.


Endereço da página: