Folha de S. Paulo


Centenário de Murilo Rubião é celebrado com 'Obra Completa'

O centenário de Murilo Rubião (1916-1991) é comemorado com a publicação de sua "Obra Completa": um conjunto enxuto de 33 narrativas que, fazendo o cotidiano mais tedioso arder no fogo brando do absurdo e do fantástico, tornaram o escritor mineiro um pioneiro do realismo mágico latino-americano. Entre elas, destacam-se "O Pirotécnico Zacarias", além de outros contos igualmente clássicos, como "O Ex-mágico da Taberna Minhota" e "Teleco, o Coelhinho". O posfácio do romancista Carlos de Brito e Mello é uma excelente interpretação das alegorias em miniatura de seu conterrâneo.

Obra Completa - Edição do Centenário. Autor: Murilo Rubião. Editora: Companhia das Letras (2016, 288 págs., R$ 44,90)

Folhapress
O escritor Murilo Rubião
O escritor Murilo Rubião

*

+ LIVRO

Farejador Vitoriano

Com belas ilustrações de Katyuli Lloyd, esta edição em capa dura traz a "biografia canina" escrita pela inglesa Virginia Woolf (1882-1941) sobre Flush, cocker spaniel que pertenceu ao casal de poetas românticos Elizabeth Barrett e Robert Browning. Sem antropomorfizar o cãozinho, utilizando com engenho e ironia o discurso indireto livre, a autora modernista narra a história do ponto de vista desse fino farejador dos costumes na Inglaterra vitoriana. O volume inclui ensaio em que a escritora Maria Esther Maciel contextualiza o livro na "linhagem dos cães literários" que remonta a Homero e chega a Paul Auster.

Flush - Uma Biografia. Autora: Virginia Woolf. Tradução: Tomaz Tadeu. Editora: Autêntica (2016, 144 págs., R$ 58,90)

*

FILME

Dignidade terminal

O título "Truman" remete ao cachorro da personagem vivida pelo argentino Ricardo Darín. Portador de doença incurável sem sintomas aparentes, ele recebe em Madri, onde trabalha como ator, a visita do melhor amigo, vindo do Canadá. Um de seus dilemas é dar destino ao animal, mas essa é apenas uma das variantes desse filme sobre amizade, despedidas e dignidade perante o fim, sem qualquer pieguice e cujo humor seco, de realismo quase cruel, provoca enorme comoção.

Truman. Direção: Cesc Gay. Elenco: Ricardo Darín, Javier Cámara e Troilo (no papel de Truman). Distribuidora: Pandora (2015). Na Apple TV.


Endereço da página: