Folha de S. Paulo


Série 'Homeland' é um dos frutos mais perturbadores do 11 de setembro

Divulgação
A atriz Claire Danes em cena do seriado
A atriz Claire Danes em cena do seriado "Homeland"

SÉRIE

Paranoia americana
"Homeland" é um dos frutos mais perturbadores dos ataques de 11 de setembro aos EUA, há exatos 15 anos. Com quatro temporadas disponíveis no Brasil, descreve as peripécias de Carrie, investigadora da CIA com distúrbios persecutórios decisivos para desvendar conspirações terroristas. Do fuzileiro naval convertido ao jihadismo aos novos líderes muçulmanos que reagem a "danos colaterais" de ataques com drones, a série imprime ritmo viciante (e crítico) à paranoia norte-americana.

Homeland. Direção: Howard Gordon e Alex Gansa. Elenco: Claire Danes, Damian Lewis e Mandy Patinkin. Produtora: Fox 21 (a partir de 2011, na Netflix)

*

LIVRO

Geografia de banquetes
Autor de estudos eruditos sobre história da alimentação, o italiano Montanari, da Universidade de Bolonha, adota um tom mais anedótico -mas não menos embasado em pesquisas- para mostrar como os banquetes medievais e renascentistas desenhavam uma "geografia simbólica" em que hábitos alimentares e métodos de preparo expressavam relações de poder. São 22 relatos, envolvendo personagens lendárias e reais, como o imperador Carlos Magno e o poeta Dante Alighieri.

Histórias da Mesa. Autor: Massimo Montanari. Tradução: Federico Carotti. Editora: Estação Liberdade (2016, 232 págs., R$ 42)

*

DISCO

Composições lúdicas
Primeiro CD do grupo carioca de cantores e instrumentistas, que faz um trabalho teatral e lúdico de educação musical. Com talento e letras bem-humoradas sobre travessuras infantis e relações familiares, o Farra dos Brinquedos apresenta composições próprias, com referências que vão do samba e da marchinha de carnaval à guarânia e ao iê-iê-iê.

Farra dos Brinquedos. Artista: Farra dos Brinquedos. independente (2016, R$ 25)


Endereço da página: