Folha de S. Paulo


Novo livro traz trabalhos inéditos do cartunista Gervasio Troche

Divulgação
Desenho que integra novo livro,
Desenho que integra novo livro, "Bagagem", do cartunista Gervasio Troche

LIVRO

Inteligência visual
Uruguaio nascido em Buenos Aires, o cartunista Gervasio Troche foi revelado no Brasil pelo livro "Desenhos Invisíveis" –publicação da Lote 42, pequena editora de fanzines e livros com ousados projetos gráficos. "Bagagem" compila desenhos do livro anterior e trabalhos inéditos. É a oportunidade para se deslumbrar com a inteligência visual dessas charges sem palavras, que criam paradoxos visuais com espaços urbanos, formas da natureza, linhas, sombras e perspectivas. Troche é um dos ilustradores da seção "Tendências/Debates", da Folha, inoculando humor, melancolia e lirismo na reflexão sobre nossa irrealidade cotidiana.

Bagagem. Autor: Troche. Editora: Lote 42 (2016, 128 págs., R$ 29,90)

*

FILME

Trágica identidade
Na Polônia dos anos 1960, uma noviça órfã está prestes a confirmar os votos que a confinarão no convento em que cresceu. Antes, procura a tia, promotora do alto escalão comunista e única sobrevivente de sua família após a Segunda Guerra. A descoberta de sua verdadeira (e trágica) identidade é narrada por pares de opostos -inocência e mundanidade, catolicismo e judaísmo, nazismo e comunismo- que ressuscitam traumas materializados pela fotografia em preto e branco e pelo asfixiante formato de enquadramento.

Ida. Direção: Pawel Pawlikowski. Elenco: Agata Trzebuchowska e Agata Kulesza. Distribuidora: Zeta Filmes (2014). No Netflix

*

DISCO

Inclinação nacionalista
O regente britânico Neil Thomson escolheu duas peças de Guerra-Peixe para sua primeira gravação à frente da Filarmônica de Goiás (mais grata surpresa no cenário orquestral brasileiro). "A Retirada da Laguna" se baseia no livro homônimo de Taunay sobre a Guerra do Paraguai. "Museu da Inconfidência" é a tradução musical de uma visita a Ouro Preto desse compositor moderno de inclinação nacionalista.

Guerra-Peixe: A Retirada da Laguna/Museu da Inconfidência. Artista: Orquestra


Endereço da página: