Folha de S. Paulo


Biografia reconstitui vida de Philip K. Dick, mestre da ficção científica

Divulgação
O escritor americano de ficção científica Philip K. Dick
O escritor americano de ficção científica Philip K. Dick

Nesse livro de 1993, o escritor francês Emmanuel Carrère reconstitui a vida do mestre da ficção científica Philip K. Dick (1928-1982) –autor do romance que deu origem ao clássico "Blade Runner", do diretor Ridley Scott.

Entre visões místicas, experimentos com drogas e uma frenética produção literária, o que lemos não é uma biografia convencional.

Assim como no assombroso "Limonov", Carrère se coloca em cena, faz da paranoia de K. Dick um espelho de sua escrita –que consiste em se alojar nos perturbados meandros mentais do biografado e compor, pela empatia, um relato ensaístico que se lê como romance.

"Eu Estou Vivo e Vocês Estão Mortos". Autor: Emmanuel Carrère. Tradução: Daniel Lühmann. Editora: Aleph (2016, 360 págs., R$ 49,90).

DISCO

Piano vanguardista

O brasileiro Alexandre Dossin interpreta peças para piano de Leonard Bernstein (1918-1990) -músico norte-americano mais conhecido por obras orquestrais que mesclam referências clássicas e jazzísticas (como a opereta "Candide" e o musical "West Side Story") e, sobretudo, com um dos maiores regentes de todos os tempos. Nessas obras, compostas entre os anos 1930 e 80, ouvimos desde a vanguardista "Sonata" até invenções mais rítmicas.

"Bernstein: Piano Music. Artista: Alexandre Dossin". Gravadora: Naxos(2015, R$ 58,10, importado)

FILME

Cegueira voluntária

Na Alemanha pós-guerra, jovem promotor investiga denúncia de sobrevivente de Auschwitz, que encontra um de seus algozes levando pacata vida de professor. Ao devassar a rede de ex-nazistas à solta pelo país, enfrenta a cegueira voluntária da sociedade alemã -num filme que, sem melodrama, lembra como, até o início dos anos 1960, a extensão real dos campos de extermínio era surpreendentemente desconhecida em todo o mundo.

"Labirinto de Mentiras". Direção: Giulio Ricciarelli. Elenco: Alexander Fehling e André Szymanski. Distribuidora: Mares Filmes (2014). No Google Play e no iTunes Store


Endereço da página: