Folha de S. Paulo


A música da Copa

Agora que a Copa no Brasil "está aí", que se tem discutido ferozmente nesta Folha o legado que ela vai ou não deixar para os brasileiros... Agora que os estádios novos vão sendo inaugurados e pôster e mascote do Mundial já são conhecidos... Como será que está a "Música da Copa"?

Minhas ligações com as coberturas de eventos musicais me fazem ficar muito curioso com a parte cantada do grande evento de 2014. Tanto o hino oficial quanto as canções que vão surgir como "oficiosas", adotadas pré ou durante o torneio.

Sobre a oficial, sabe-se que a Sony, uma das patrocinadores da Copa, será a responsável pela música-tema, que vai ser tocada na abertura, nas propagandas, nos estádios, nas Fan Fests (áreas de lazer com telões para aqueles que não conseguiram ingresso).

Seu andamento é mantido em segredo, mas até no fim do ano passado cogitava-se que a Sony Music ia encomendá-la a alguém de seu elenco de artistas. Nomes como Roberto Carlos, Skank, Arlindo Cruz e Zezé Di Camargo & Luciano fazem parte do "cast" da Sony brasileira. Ela será em português.

Música na Copa é um assunto sério. Pode marcar o evento, ajudar na "corrente pra frente", construir uma liga forte entre seleção e torcedores a ponto de motivar um e outro.

A canção oficial da última Copa, na África do Sul, ficou a cargo da colombiana Shakira. Sua "Waka Waka" correu o mundo, por mais que tenha tido uma reação "do contra" no país-sede, porque queriam um local fazendo a música. Quando lançada, "Waka Waka" foi primeiro lugar nas paradas de Alemanha, México, Espanha, Itália, França e Argentina.

Músicas não oficiais também marcaram Mundiais. Um rock da banda White Stripes, que nasceu em arquibancadas da Champions League e foi adotada por torcedores da Roma, virou o "Hino da Vitória" da Itália na Copa de 2006, na Alemanha. Até hoje cantam seu "Po popo popopoooopo" em estádios. A torcida do Inter gaúcho ecoa a música no Brasil.

Na Copa de 82, o então lateral Junior gravou o pagode "Povo Feliz", também conhecido como "Voa, Canarinho, Voa". No embalo da grande campanha da seleção de Telê na Espanha, a música vendeu aqui no país, em 20 dias, cerca de 600 mil cópias. Se o Brasil tivesse sido campeão, ela seria cantada até hoje. Mas o pagode acabou com fama de "pé frio" e ninguém suportava ouvi-lo depois do "evento Paolo Rossi".

Ao famoso grupo inglês New Order foi encomendado um tema para a campanha do English Team na Copa da Itália, em 1990. A canção se chamava "World in Motion" e até hoje é a única do New Order, banda de muitos sucessos musicais, a entrar no número 1 da parada inglesa. Tem gente que diz que a boa campanha britânica naquele Mundial (foi eliminada na semi nos pênaltis) se deve à comoção povo e time unidos pela música.

Capricha na música, Brasil.


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