Folha de S. Paulo


Retrospectiva 2013

Oba. Começou "para valer" o ano futebolístico mundial, com a largada para o incrível título do looongo Paulistão-2013, com jogos empolgantes tipo esse Palmeiras 0x0 Bragantino. Mas, ironia à parte, o que já envolveu o futebol nestes pouco mais de 20 dias de ano novo, principalmente olhando o último final de semana, Palmeiras x Bragantino à parte, já rende um "melhores momentos de 2013", mesmo sendo hoje apenas dia 22 de janeiro.

Assisti, com computador no colo e ainda na cama, neste domingo, a um jogo ao vivo da terceira divisão da Escócia. É que o poderoso Rangers, de Glasgow, está começando vida nova por baixo e encarou o Peterhead (cabeça de Pedro?) numa cidade ao norte do país que, parece, não tem 20 mil habitantes. Fui avisado do jogo por e-mail. Paguei tipo R$ 20. E o jogo não foi ruim. Isso é moderno ou o quê?

Na sexta, pela entusiasmante Bundesliga, o popular Schalke 04 bateu o Hannover por 5 a 4 num jogo de golaços e pega-pega no placar, finalizado com um gol de bicicleta de fora da área. Mágico.

Quando nem o nosso time ou os rivais estão envolvidos, a gente costuma torcer para os "mais fracos". Daí que o Barcelona ganhava fácil de 2 a 0, um passeio fora de casa, do Real Sociedad. Daí que, na transmissão brasileira, o comentarista dizia em tom de brincadeira que era monótono trabalhar em jogo do time do Messi. Daí que...

No domingo de manhã, o São Paulo ganhava do Goiás na Copa São Paulo de futebol júnior quando liguei a TV. Já eram 44min do segundo, e a vitória parecia sacramentada. O Goiás estava entregue e a TV reprisava um gol absurdo perdido pelo meia tricolor Mirray, que tinha entrado aos 36min da etapa final. Num lance iluminado, o Goiás empatou. Nos pênaltis cirúrgicos, o São Paulo sucumbiu com uma única cobrança desperdiçada. Por Mirray.

Uma campanha na internet gira o mundo por causa do goleiro do Atlético de Madri Thibaut Cortois, 20. Uma série de defesas contra o Betis e um milagre anteontem contra o Levante fizeram um torcedor criar o "Thibauting". Da Rússia à África, dos EUA à China, pessoas postam na internet fotos simulando uma espalmada. Viralizou.

O chinês Zizao fazendo o Coalhada e o Neymar no jogo do Corinthians, quero-quero interferindo em lance de Operário e Coritiba, Lucas jogando abaixo de zero. O West Ham apresentando a camisa que Wellington Paulista vai usar na Premier League, a expectativa por Pato, o vem não vem (por quê?) de Riquelme ao Palmeiras. O tumulto "à la Fiel" no aeroporto na chegada do holandês Sneijder ao turco Galatasaray.

Isso tudo num final de semana de janeiro. E vêm aí os novos estádios brasileiros, o mata-mata da Champions League, a Copa das Confederações, a Libertadores com Corinthians, São Paulo e Palmeiras envolvidos... Que ano 2013 já é.


Endereço da página: