Folha de S. Paulo


Primorosa, série 'Feud' recria rixa entre Bette Davis e Joan Crawford

Divulgação
Susan Sarandon interpreta Bette Davis e Jessica Lange, Joan Crawford na série 'Feud
Susan Sarandon interpreta Bette Davis e Jessica Lange, Joan Crawford na série 'Feud'

Bette Davis (1908-89), Joan Crawford (1906-77), Susan Sarandon e Jessica Lange somam seis Oscar e outras 19 indicações ao prêmio máximo da indústria cinematográfica americana –Davis, sozinha, apareceu na lista de indicadas a melhor atriz 11 vezes.

Uma série que explore a rivalidade entre as duas primeiras e escale Sarandon e Lange para interpretá-las alimenta, portanto, expectativas de ser não menos do que um primor.

Ainda assim, o primeiro episódio de "Feud: Bette and Joan", que o Fox 1 estreia neste domingo (12) no Brasil, é capaz de causar estupefação: tem-se ali (supondo que os demais sete episódios pairem no mesmo nível) uma obra-prima de interpretação, roteiro e ambientação.

Essa imersão na era de ouro de Hollywood e seu conturbado "star-system" aviva a nostalgia de um cinema que já não existe, em muito por causa da multiplicidade de opções de ficção em diversas plataformas e da consequente individualização da experiência de espectador.

A série é deliciosa para quem se fascina com o cinema clássico e suas tantas histórias de estrelas decadentes –de um tempo em que a decadência levava décadas e não dias. E preciosa ao apresentar esse mundo a quem nasceu depois da internet em casa.

Interessados em questões mais perenes (a ojeriza do mercado de trabalho ao envelhecimento, sobretudo feminino; a fama como combustível de dependência e insegurança; a fragilização psicológica que a exposição pública impõe) também acharão em "Feud" material farto.

Esse aceno da TV para seu irmão mais velho nos chega pelas mãos do roteirista e produtor Ryan Murphy, cujo currículo repleto de sucessos adolescentes inclui o aclamado drama de horror "História de Horror Americana".

A ambição de "Feud" já fica clara nos lindíssimos créditos iniciais. Inspirados no trabalho de Saul Bass (1920-96), famoso sobretudo por sua parceria com Alfred Hitchcock, a sequência de animação resume a rivalidade entre as atrizes, acirrada quando ambas, perto dos 60 anos, contracenaram em "O Que Terá Acontecido a Baby Jane?" (1962).

É o tema que conduzirá a série, que ainda conta com interpretações magníficas de Judy Davis, como a influente colunista de fofocas Hedda Hopper, Alfred Molina, Stanley Tucci e participações especiais de Catherine Zeta-Jones, Kathy Bates e Sarah Paulson.

A interação entre Sarandon e Lange é tão poderosa quanto a das divas que interpretam, e a recriação das filmagens de um clássico do suspense calcado na relação doentia entre duas irmãs é a isca perfeita para fisgar-nos cada segundo de atenção.

"Feud" seguirá com uma nova história a cada ano, e a segunda temporada, recém-anunciada, abordará a tensão entre o príncipe Charles e a princesa Diana (1961-97).

Já esta temporada de estreia, com sua dissecação dos estragos do tempo, começa deixando saudade.

"Feud: Bette and Joan" será exibida pelo Fox 1 aos domingos a partir deste dia 12, 22h


Endereço da página: