Folha de S. Paulo


Força de 'Justiça' está em contrastes e aridez

Não é à toa que "Justiça", a série em 20 episódios que a Globo estreou na segunda (22), chama a atenção de diferentes tipos de espectadores.

Construída a partir de contrapontos que fortalecem um ritmo narrativo de coito interrompido —a trama é ágil e intensa, mas, ao dedicar cada dia da semana à história de um protagonista, ela obriga o público a esperar a semana seguinte para satisfazer sua ansiedade—, a série foge do lugar comum subvertendo clichês pelo contraste.

Isso fica claro já na premissa do drama: o que é justo e o que é certo? Seria mais eficaz seguir a lei de Talião, a do olho por olho/dente por dente? Ou a paz está em deixar para trás o que corrói e corrompe?

Pode parecer fácil tomar um lado do dilema, mas, em um país onde a impunidade é percebida como regra, não há respostas simplistas, ainda que a pergunta seja velha.

E aí está o trunfo do texto de Manuela Dias, a dramaturga de 38 anos que escolheu não ceder a maniqueísmos (acertadamente, o único cinza entre tantos contrastes está no caráter dos personagens). Assim ela se afasta do que por muito tempo foi regra nas novelas brasileiras e séries americanas e se aproxima da tendência de distopias e anti-heróis das séries estrangeiras.

São quatro personagens centrais —o playboy que mata por ciúme; a doméstica presa por tráfico em um flagrante armado pelo vizinho; a estudante negra autuada como traficante em uma blitz na qual é a única revistada, e o marido que concorda em matar a mulher bailarina fadada a uma vida de limitações— punidos por crimes cometidos no mesmo dia com sentenças semelhantes.

A escolha de Dias pela aridez, pelo difícil, funciona porque casa com seus personagens e com a direção de José Luiz Villamarim, ousada e segura (ele já havia feito o mesmo na revisitação de "O Rebu", em 2014). O resultado é um hiper-realismo incômodo, aflitivo e fascinante.

O resto está ali para servir ao mesmo propósito de contrapontos: o elenco cuidadosamente escalado entre novos e velhos nomes da casa (a Fátima de Adriana Esteves é de uma força descomunal); a trilha que antepõe MPB clássica e doída a hits alegres do indie rock gringo; o Recife ora pulsante, ora anacrônico como cenário e coadjuvante da trama.

Quanto ao formato de histórias cruzadas, tão comentado, Dias e Villamarim não descobriram nada. Seu mérito está em usar com precisão algo de que o cinema e alguns autores de TV vêm abusando.

Guardadas as proporções, estão muito mais inspirados no escritor americano William Faulkner (1897-1962) e seu magistral "O Som e a Fúria", que usa o recurso somado à multiplicidade de pontos de vista para adensar personagens e desdobrar a narrativa, do que no maneirismo de um Alejandro Iñárritu, o diretor mexicano que esgarçou a fórmula.

A série está no começo e há muitos tropeços possíveis. Com ingredientes tão bons, porém, será uma decepção se não resultar no melhor.

"JUSTIÇA" é exibida pela Globo às segundas, terças, quintas e sextas, às 22h25


Endereço da página:

Links no texto: