Folha de S. Paulo


Bryan Cranston, de 'Breaking Bad', volta bem em 'Sneaky Pete'

Fãs de "Breaking Bad", regozijai-vos. Fãs de "House", a boa-nova vos contempla também.

A Amazon anunciou que dará continuidade a "Sneaky Pete", cujo piloto criado por Bryan Cranston (o homem que deu corpo a Walter White ) e David Shore (roteirista da série sobre o médico misantropo) passou pelo crivo dos espectadores do serviço de streaming mantido pela gigante do varejo on-line.

Divulgação/Amazon
O ator Bryan Cranston como Vance em cena de
O ator Bryan Cranston como Vance em cena de "Sneaky Pete", série produzida por ele

E o episódio piloto, coproduzido pela Sony para a rede aberta americana CBS (e por ela rejeitado), está no ar desde agosto e é excelente.

Problema no Brasil: embora funcione também à la carte, o serviço não tem, ainda, direitos de transmissão por aqui -restrição que os mais safos saberão driblar, mas que atenta contra o direito autoral.

A temporada completa estreará em 2016, ainda sem data definida. A encomenda dos novos episódios foi feita no início deste mês, contudo a Amazon não informou quantos serão. Todas as suas outras séries originais têm 10 ou 11.

"Sneaky Pete" é promissora. As mais de 15 mil avaliações de espectadores renderam ao piloto nota 4,7 de um máximo de 5. Como parâmetro, a premiada "Transparent" leva 4,4 em seu primeiro episódio.

O argumento não é totalmente novo: o trambiqueiro Marius deixa a cadeia após três anos e tenta assumir a identidade do ex-companheiro de cela, Pete, a quem ouvia diariamente narrar suas lembranças de uma infância feliz na fazenda dos avós endinheirados, com os primos.

Ao encarnar o neto pródigo, porém, Marius percebe duas coisas: a família não tem mais dinheiro sobrando e seu principal negócio é... prender trambiqueiros. Com medo dos que tentam acertar as contas com ele por aí, decide esticar a corda e manter o disfarce e usar seus dotes de estelionatário no serviço.

O que faz diferença em "Sneaky Pete", ao menos na estreia, são o roteiro de Shore e as atuações.

Divulgação
Giovanni Ribisi em cena da série 'Sneaky Pete' CRÉDITO: Divulgação ***DIREITOS RESERVADOS. NÃO PUBLICAR SEM AUTORIZAÇÃO DO DETENTOR DOS DIREITOS AUTORAIS E DE IMAGEM***
Giovanni Ribisi em cena da série "Sneaky Pete"

Giovanni Ribisi, de quem os mais fanáticos devem se lembrar como Jeff, o amigo descolado de Kevin Arnold na fase adolescente de "Anos Incríveis" (1988), ou Frankey Buffay Jr., o irmão pancada de Phoebe em "Friends" (1995), construiu um protagonista carismático e crível.

Fred Prouser - 4. jan.14/Reuters
Actresses Meryl Streep (L) and Margo Martindale, stars of the film
Margo Martindale, ao lado de Meryl Streep (loira), com quem contracena em "Álbum de Família"

Margo Martindale, uma veterana que acumulou lindamente papeis em "The Americans", "The Millers" and "The Good Wife" nos dois últimos anos, faz a avó desconfiada, Audrey. Aileen Morgan como a prima pela qual Pete/Marius se interessa e Peter Gerety como o avô convalescente também fazem bonito.

E aí há Cranston, em seu primeiro papel na TV ou similar desde Walter White, agora como um vilão/mafioso assumido e endinheirado logo de cara, Vance. E aí você se lembra, com só uma cena e uma ameaça, porque o ator de 59 anos acumula tantos prêmios e tantos fãs.

Como seu nome não consta nos créditos, é mistério, ainda, quão recorrente sua participação será.

Mas há mais que sua presença na tela para assegurar um tom "breakingbadiano" à série, um quê de Jessie em Pete; o fato de o vilão ser alguém cativante; o calor das relações familiares dando alma ao bandido.

O único problema será esperar até que "Sneaky Pete" estreie de vez.

O piloto de "Sneaky Pete" está na Amazon/EUA


Endereço da página:

Links no texto: