Folha de S. Paulo


Dois petistas e dois tucanos

Esta coluna apostou recentemente que no segundo turno da eleição municipal em São Paulo deverá ocorrer uma disputa petista versus tucano. Prever o resultado, no entanto, ficou mais difícil: podem estar no primeiro turno dois petistas (Haddad e Marta) e dois tucanos (Matarazzo e Dória). O cenário completo será definido esta semana, antes do segundo turno das prévias para escolha do candidato do PSDB à prefeitura, domingo.

*

GEO-LOCALIZAÇÃO

Foi duro o discurso de Marta Suplicy, sábado, na convenção do PMDB. Ela afirmou que o impeachment da presidente Dilma Rousseff "vem tarde" e chamou o governo petista de "corrupto". A senadora, ex-petista, estava ao lado do presidente do Senado, Renan Calheiros, e do presidente da Câmara, Eduardo Cunha, investigados por corrupção durante os governos Lula e Dilma, dos quais Marta foi ministra duas vezes.

*

MINHOCÃO E MINHOCÃO

Divididos estão também os que pregam o fechamento do Elevado Costa e Silva para os automóveis. O prefeito Fernando Haddad sancionou lei do vereador Police Neto (PSD) que dá à via o nome de "Parque Minhocão" quando aberta ao lazer. Saudada como avanço pelos que querem um jardim suspenso, a medida é criticada pelos que defendem a derrubada do viaduto. Para estes, a transformação da avenida em área verde preserva muitos problemas: sombra, barulho, degradação da área inferior etc.

Eles terão que se entender para avançar. A divisão reforça a posição de quem quer o Minhocão de pé e aberto aos carros. A saída salomônica precisa ser encontrada. Ela poderá ser: a preservação do viaduto em certos trechos, a derrubada em outros e a redução da largura em umas tantas quadras.

No curto prazo, um bom começo será: o fechamento diário da via, das 20h às 7h (hoje é das 21h30 as 6h30) e a derrubada da rampa de acesso na praça Marechal Deodoro. São medidas para domar o monstro criado a sua imagem e semelhança por Paulo Maluf em 1971.

*

ASSASSINATO DA ÁRVORE

Há mais de um ano a Subprefeitura da Sé queria derrubar uma figueira centenária na esquina das ruas Maranhão e Bahia, em Higienópolis. Funcionários municipais diziam que a árvore estava doente. Especialistas negavam. Um grupo de moradores, com apoio do vereador Gilberto Natalini (PV) e da ONG Defenda São Paulo, conseguiu evitar o corte.

Quarta-feira, sem aviso, a árvore foi serrada. E quem passou por lá viu que o tronco e os galhos estavam saudáveis. Uma grande figueira foi assassinada como parte de um programa que decepa milhares de árvores, perversamente denominado "Manejo Arbóreo". Recém-convertido à sustentabilidade, Haddad tem nas subprefeituras um time que se dedica ferozmente a reduzir a cobertura verde da cidade.

*

ENFIM, ELETROLÃO

Chegou a hora do Eletrolão, o escândalo de Dilma (Mensalão e Petrolão são de Lula). A delação do senador Delcídio Amaral, que confirma as propinas oriundas da obra de Belo Monte na campanha do PT, em 2014, aponta uma nova fase da Lava Jato e da batalha da presidente para sobreviver no cargo: como antecipado neste espaço, já tem mais de ano a investigação da corrupção nos grandes projetos criados nos rios Madeira e Xingu pela então ministra das Minas, Energia e sobretudo de Hidrelétricas. Logo as pedaladas fiscais ficarão ultrapassadas como argumento para impedir a presidente.


Endereço da página:

Links no texto: