Folha de S. Paulo


Neste Natal, seja mais egoísta

O Natal começa com mensagens de amor e fraternidade e termina com muita gente entediada ou irritada com os parentes.

Talvez uma coisa explique a outra. Justamente porque exigimos virtudes de nós próprios, ficamos contrariados quando não percebemos virtudes nos outros.

Há um passo pequeno entre a vontade de melhorar o mundo e a tentação de legislar sobre a vida alheia. Quanto mais próximo o amigo ou o parente, maior essa compulsão para mudar seu jeito de ser ou alinhá-lo às nossas preferências.

Você terá um Natal mais livre e mais feliz se não acreditar em propagandas de TV que propagam "um mundo mais humano". Será mais tolerante com si próprio e com os outros durante as festas de fim de ano.

Costumamos acreditar que o egoísmo é a fonte de discórdia entre famílias ou países. Mas nem todo egoísmo é mau, assim como nem todo altruísmo é bom.

Muitas guerras e maldades foram causadas pela devoção coletiva a uma ideologia, a uma nação, e não pelo árido interesse individual. O maior vilão de todos os tempos é um exemplo. Mensagens de ajuda mútua e auto sacrifício permeavam livros didáticos, propagandas e lemas nazistas. "Aprenda a sacrificar-se pela pátria", dizia a legenda de uma foto de Hitler vendida aos alemães. "Nós somos mortais, mas a pátria segue em frente."

E quase todas as maravilhas ao nosso redor - remédios para doenças antes incuráveis, aparelhos para telefonar de graça a qualquer lugar do mundo, os emojis do WhatsApp - foram invenção de gente interessada apenas em encher o bolso de dinheiro oferecendo produtos melhores e/ou mais baratos que a concorrência.

Como afirma Ayn Rand, a filósofa objetivista, egoísmo significa apenas "pensar no próprio interesse", sem carga moral. O termo não necessariamente está relacionado a trapacear, roubar ou violentar os outros.

Pelo contrário, muitas vezes a melhor forma de atingir objetivos individuais é cooperando com os outros e construindo uma reputação de pessoa generosa e confiável.

Estudos sobre a evolução do comportamento humano, muitos deles compilados por Richard Dawkins em "O Gene Egoísta", apagaram a fronteira entre egoísmo e altruísmo. Mostraram que o interesse individual pela sobrevivência (ou melhor, pela transmissão dos genes) fez dos humanos seres essencialmente cooperativos, dotados de compaixão e desejo de aprovação e de punir quem não coopera.

É uma interessante contradição da natureza humana. Se não fôssemos egoístas, não seríamos altruístas.


Endereço da página: