Folha de S. Paulo


Taxa de juros no Brasil tem de ser debatida

Alan Marques/Folhapress
Presidente do BC, Ilan Goldfajn, comanda a reunião do Copom
O presidente do BC, Ilan Goldfajn, comanda reunião do Copom

Em sua coluna desta quarta-feira (8) nesta Folha, Elio Gaspari alertou para a patrulha que o economista André Lara Resende vem recebendo desde que escreveu o primeiro de uma série de dois artigos sobre os juros altos no Brasil.

Como aponta Gaspari, o artigo parece tocar em temas interditados no debate nacional. Seria a nossa taxa de inflação imune ao tipo de atuação que vem tendo o Banco Central? Estaria a taxa de juros alta prejudicando a dinâmica da dívida pública, com efeitos contraproducentes? É possível reduzir os juros mais rapidamente sem gerar inflação?

Concordando ou não com as respostas oferecidas por André Lara, deveria haver consenso de que esses são pontos de extrema relevância para o debate econômico brasileiro. "Os piores atalhos são os que flertam com o silêncio", alertou Gaspari, lembrando-se de um episódio de obscurantismo econômico da época da ditadura militar.

O problema é que o tema em questão, além de ser cercado por interesses vorazes, é árido. Correndo o risco de afastar os leitores resistentes ao economês e de tornar-me também alvo de patrulha, ressalto alguns pontos interessantes do artigo de André Lara.

O economista está certo, por exemplo, ao descartar o crescimento do estoque de moeda como determinante fundamental da inflação. Na verdade, desde a crise de 2008 e a subsequente atuação expansionista dos bancos centrais mundo afora, tornou-se quase impossível achar um economista fiel à Teoria Quantitativa da Moeda. Está mais do que na hora, portanto, de romper com o senso comum tupiniquim de que toda inflação vem do excesso de dinheiro em circulação.

Que a fixação de taxas de juros altas pelo Banco Central brasileiro contribui para elevar a dívida pública também parece inequívoco, já que boa parte dos nossos títulos públicos é indexada à própria taxa Selic.

Isso não quer dizer que essa dinâmica seja responsável pela alta da inflação em 2015, como parece sugerir André Lara quando flerta com a Teoria Fiscal do Nível de Preços. Mas tampouco significa que o Banco Central precisava ter elevado tanto a taxa de juros e prejudicado a situação fiscal –e a própria crise econômica– para combater uma inflação que era sobretudo de preços administrados e, portanto, quase imune à Selic.

Em outras palavras, a inflação não parece ter sido mais alta em razão dos juros altos, como sugeriu o economista, mas tampouco exigia juros tão altos para ser controlada, como vociferam seus opositores. O fim dos choques de custos e o desemprego crescente eram suficientes, naquele contexto, para levá-la de volta à meta.

Um dos pontos mais interessantes dos artigos do economista é que a taxa de juros no Brasil pouco afeta a inflação por meio dos canais tradicionais. Em outras palavras, pequenas elevações da taxa de juros básica não inibem o crédito e os gastos privados o suficiente para controlar a taxa de inflação.

No entanto, a taxa de juros continua funcionando pelo chamado canal de câmbio. Reduções drásticas na taxa, ao expulsar investidores estrangeiros, provocam uma alta do dólar e do custo com produtos importados, gerando efeitos inflacionários. Essa é uma das razões para o fracasso da tentativa de redução rápida da Selic em 2011.

Mas por que o real é das moedas mais voláteis do mundo e temos de pagar um prêmio tão alto para mantê-lo estável? Tema para uma próxima coluna, se a patrulha revelada por Gaspari permitir.


Endereço da página:

Links no texto: