Folha de S. Paulo


Dieta ajuda a controlar doença das articulações

Thinkstock
Pessoas com gota devem melhorar seus hábitos alimentares
Pessoas com gota devem melhorar seus hábitos alimentares

Uma dieta bem controlada poderia dispensar remédios e conter a bem conhecida doença reumatológica denominada "gota". Ela habitualmente é consequência do excesso de comidas e bebidas, resultando em dolorosa inflamação nas articulações.

Cerca de 8 milhões de americanos sofrem de gota e esse número continua a crescer, explica Jennifer Tilleman na revista "US Pharmacist". No Brasil, tem incidência de 0,2 a 0,35 por 100 habitantes e atinge mais pessoas a partir dos 40 anos, assinala Eloy Fernandes em artigo na Revista Brasileira de Reumatologia.

Os cristais de urato depositados nas articulações, como a dos joelhos e dedos, surgem pelo excesso de ácido úrico presente no organismo a partir de alimentos ricos em purina (uma proteína), pelo uso de diuréticos ou medicamentos como vitamina B3 e ciclosporina ou ainda pela diminuição da filtração pelos rins do ácido úrico.

O tratamento com conhecidos anti-inflamatórios e outros remédios já está bem estabelecido. Mas é muito importante também o tratamento não farmacológico. O Colégio Americano de Reumatologia recomenda que todos os pacientes de gota modifiquem seus hábitos alimentares.

Carnes, miúdos, embutidos e os frutos do mar, ricos em purina, devem ser consumidos com moderação. A frutose, um açúcar presente em frutas e no mel, aumenta o ácido úrico no sangue e a síntese das purinas. Bebidas alcoólicas de todos os tipos, principalmente cervejas, também devem ser evitadas.


Endereço da página: