Folha de S. Paulo


Família e ambiente de trabalho influenciam ações na aposentadoria

Diego Padgurschi/Folhapress
O aumento do tempo livre pode resultar em efeitos positivos ou negativos
O aumento do tempo livre pode resultar em efeitos positivos ou negativos

Adultos a partir dos 65 anos de idade desejam de forma tranquila a aposentadoria, mas poucos preparam-se emocional e financeiramente para deixar de trabalhar. O início desta fase de transição na vida do trabalhador não é tão simples.

A aposentadoria no cotidiano das pessoas pode envolver riscos, como aponta o Instituto Finlandês de Saúde Ocupacional. O aumento do tempo livre das pessoas inativas e mudanças no relacionamento social podem resultar em efeitos positivos ou negativos. Cerca de 12% dos 70 mil aposentados anualmente no país aumentam o consumo de bebidas alcoólicas.

Nos Estados Unidos, pesquisa de Dana King na revista "Journal of the American Board of Family Medicine" relata que aposentados provavelmente não têm estilo de vida melhor e mais sadio em relação a alimentos do que os que trabalham, porém fazem mais atividade física.

No Brasil, Denise Figueira analisa na "Revista Brasileira de Geriatria e Gerontologia" a influência de familiares e do ambiente de trabalho na solicitação de aposentadoria.

A opção para a inatividade é favorável quando o pré-aposentado possui bom relacionamento familiar, porém péssimo ambiente de trabalho.

Por outro lado, contribui de forma desfavorável para o pedido de aposentadoria quando as relações familiares são desarmoniosas mas há satisfação com o ambiente de trabalho, valorização de sua atividade e boa relação com colegas.


Endereço da página: