Folha de S. Paulo


A doença que faz uma pessoa soltar palavrões compulsivamente

Craig Sunter/Flickr
Portadores da síndrome de Tourette costumam ter tiques de voz ou de corpo
Portadores da síndrome de Tourette costumam ter tiques de voz ou de corpo

Para cada três palavras, duas proferidas por algumas pessoas são palavrões, as palavras feias da nossa infância. Quem as profere com frequência era (ou ainda é) considerado mal-educado.

Nem sempre é o caso. Eles podem ser apenas portadores da síndrome de Tourette, doença cujos sintomas estão relacionados ao sistema nervoso central e a fatores genéticos.

Os sinais da afecção geralmente são os tiques, de voz ou de corpo, como pronunciar palavrões ou ter cacoetes repetitivos de piscar os olhos associado a contração de músculos faciais que resultam em caretas ou em um pigarrear sem controle.

Na página para o paciente do "Journal of the American Medical Association" o médico Christopher C. Muth, da Academia Americana de Neurologia, explica que muitos pacientes podem apresentar concomitantemente outros tipos de comportamento, como do tipo obsessivo-compulsivo.

Estudo do Centro de Controle e Prevenção de Doenças dos EUA com 138 mil crianças observou que doença é de 3 a 5 vezes mais frequente em meninos do que em meninas.

No Brasil, Hélvio L. Alves e Elizabeth Quagliato observaram 3 portadores da síndrome do sexo masculino para 1 do sexo feminino em 762 indivíduos de 6 a 43 anos.

Segundo o CDC, não há cura para a doença. Medicamentos e possibilidade de treinamento para os tiques podem ajudar a evitar interferência dos sintomas nos estudos ou na atividade social.


Endereço da página: