Folha de S. Paulo


Melhora auditiva diminui sintomas depressivos em idosos

r.g-s/Flickr
A perda auditiva pode dificultar a participação em reuniões sociais
A perda auditiva pode dificultar a participação em reuniões sociais

O uso de aparelho auditivo e a cirurgia do implante coclear colabora para significativo alívio do quadro depressivo e melhora a saúde mental de adultos idosos, segundo a médica Janet S. Choi e colaboradores da Universidade Johns Hopkins.

O estudo, publicado na revista "Jama Otolaryngology-Head & Neck Surgery", analisou em 113 pacientes com idade média de 69 anos, a evolução positiva da intervenção, em relação à depressão, aos 6 e 12 meses do início do uso do aparelho ou da cirurgia.

A operação do implante coclear consta da colocação de um dispositivo eletrônico no ouvido interno do paciente e é indicado para surdez severa. A primeira cirurgia desta especialidade no Brasil, e a segunda fora dos Estados Unidos, foi realizada no Hospital Israelita Albert Einstein há 40 anos (outubro/1997) pelo professor Pedro Luiz Mangabeira Albernaz, da EPM/Unifesp.

No Dia Mundial da Saúde deste ano a Organização Mundial da Saúde, que refere a existência de 300 milhões de pessoas deprimidas no mundo, destacou a relação de alguns problemas de saúde com a depressão.

Neste grupo de pessoas com a saúde fragilizada estão os idosos com perda auditiva. A dificuldade em participar de reuniões sociais o leva a isolar-se em casa.

Inicialmente surge o desinteresse por atividades anteriormente agradáveis. Em seguida, passa a apresentar ansiedade, a ter um sentimento de inutilidade e solidão, culpa e progressivamente desesperança. Afastada a dificuldade auditiva, com frequência volta a relacionar-se positivamente com o mundo à sua volta.


Endereço da página: