Folha de S. Paulo


Estudo sugere que o vírus da zika também pode atingir o coração

Reprodução/Plos One
O mosquito _Aedes aegypti_, causador de doenças como dengue, zika e chikungunya
O mosquito Aedes aegypti, causador de doenças como dengue, zika e chikungunya

Um resumo de resultados preliminares da ação do vírus da zika no coração de pacientes infectados pelo patógeno foi apresentado nesta semana, durante coletiva de imprensa que promovia a realização da 66ª Reunião Anual do American College of Cardiology, marcada para os dias 17, 18 e 19 de março em Washington.

A cardiologista Karina Gonzalez Carta, da Clínica Mayo, EUA, e médicos do Instituto de Medicina Tropical de Caracas, Venezuela, examinaram nove pacientes portadores do vírus da zika que desenvolveram, em média duas semanas após o início da infecção, sintomas como palpitação, falta de ar e fadiga.

Observaram que o zika afetou o sistema nervoso que controla as funções automáticas do batimento cardíaco. De nove portadores do vírus da zika, a insuficiência cardíaca foi observada em seis pacientes. Em 8 dos 9 foram diagnosticadas arritmias: três casos de fibrilação atrial, dois casos de taquicardia atrial, dois casos de arritmia ventricular e um caso de arritmia, insuficiência cardíaca e miocardite.

Karina Gozalez Carta destacou também a importância da divulgação nos meios médicos dos sintomas cardíacos nos infectados pelo zika, pela possibilidade da correlação.

O estudo, "Miocardite, insuficiência cardíaca e arritmias em pacientes com Zika", será apresentado no próximo sábado, dia 18, na reunião do American College of Cardiology. Na apresentação do trabalho, existe a possibilidade de o número de casos ser considerado ainda insuficiente para comprovar a relação.


Endereço da página: