Folha de S. Paulo


Uma possível causa do diabetes tipo 2

Josh McGinn/Flickr
Filhos de mães com menos de 30 e mais de 34 anos de idade no parto têm maior resistência à insulina
Filhos de mães com menos de 30 e mais de 34 anos de idade no parto têm maior resistência à insulina

A descoberta e a introdução da pílula anticoncepcional, em 1960, ajudou muito na luta por cargos de liderança pelas mulheres, que começou entre o fim do século 19 e nas primeiras décadas do século 20, com as sufragistas.

Inicialmente, lutavam pelo direito ao voto. E conseguiram (no Brasil, a partir de 24 de fevereiro de 1932).

Atualmente elas estão em diferentes atividades profissionais, o que resultou em mudança na idade em que as mulheres costumam ficar grávidas. A idade média da mulher no parto passou de 27,5 anos, em 1970, para 30,1 anos em 2012, segundo as estatísticas mundiais.

A médica Charlotte Verroken e colaboradores da Universidade Ghent, na Bélgica, sugerem que o parto de mulher com menos de 25 anos de idade, ou acima dos 34, pode resultar em alto risco de desenvolvimento de diabetes tipo 2 para seus filhos quando adultos. A pesquisa foi relatada na revista científica "Clinical Endocrinology" de janeiro.

Filhos de mães com menos de 30 e acima dos 34 anos de idade no parto têm maior resistência à insulina, quando adultos, que os filhos de mães entre 30 e 34 anos de idade. A resistência à insulina está relacionada à necessidade de maior dose de insulina em diabéticos para manter os níveis normais da glicemia.

Destacam ainda os autores da pesquisa que a associação observada necessita de pesquisas adicionais para que suas conclusões possam ser generalizadas.


Endereço da página: