Folha de S. Paulo


Sabão de máquina de lavar e crianças, uma relação que pode ser perigosa

David Woo/Flickr
Nos EUA, o número de queimaduras químicas nos olhos de crianças aumentou em 40 vezes
Nos EUA, o número de queimaduras químicas nos olhos de crianças aumentou em 40 vezes

Ainda não dispomos em nosso meio das pequenas caixas de sabão em pó de uso único para as nossas máquinas de lavar roupa, como nos Estados Unidos.

Essas bonitas caixinhas de conteúdo reduzido do detergente estão criando graves problemas na população infantil americana.

O professor R. Sterling Haring e colaboradores da Faculdade de Saúde Pública da Universidade Johns Hopkins alertam na revista "JAMA Ophthalmology" deste mês para o crescimento de queimaduras oculares em crianças em idade pré-escolar. Essas graves lesões podem resultar até em perda da visão e ocorrem exclusivamente em casa.

Segundo os autores, o número de queimaduras químicas nos olhos de crianças aumentou em 40 vezes e está associado às pequenas caixinhas de sabão em pó. Os acidentes passaram de 12 no ano de 2012 para 480 ocorrências em 2015.

As crianças aos 3 ou 4 anos geralmente são fortes o suficiente para danificar a caixa de detergente. Acabam lançando o conteúdo de sabão em pó para o ambiente pela frágil abertura da caixa.

No ambiente, atingem diretamente os olhos ou ainda, indiretamente, pelo contato das mãos com os olhos.

Estatisticamente, as queimaduras oculares afetam meninos e meninas em igual proporção, diz Sterling Haring.

Os autores sugerem reforçar a embalagem e mudar a apresentação gráfica para algo menos atrativo para as crianças.


Endereço da página: