Folha de S. Paulo


Transplante de fezes controla diarreia severa

Jan Fidler/Flickr
Infusão do material fecal também tem sido feita através de enemas
Infusão do material fecal também tem sido feita através de enemas

Um tratamento prolongado com antibióticos pode provocar severa diarreia pela bactéria Clostridium difficile.

Na revista "Jama Internal Medicine" deste mês, uma pesquisa cita um risco de 22% para a infecção em ocupantes de leitos anteriormente usados por portadores da bactéria, mesmo não estando em tratamento com antibióticos.

A C. difficile é uma das muitas bactérias presentes no intestino. O prolongado uso de antibióticos, porém, extermina as bactérias que mantém o órgão sob controle, segundo o microbiologista Charles Darkoh, da Universidade do Texas, EUA.

Os episódios de diarreia podem ser leves ou severos, e, aliada à produção de toxinas, a doença pode ser fatal, principalmente para idosos.

Como a medicação específica para a bactéria apresenta recidiva dos sintomas em 20% dos pacientes, nos últimos anos foi sugerido e vem apresentando sucesso o "transplante de fezes".

O transplante da microbiota fecal é relatado pelo médico Arnaldo José Ganc e colaboradores na revista "Einstein", editada pelo Hospital Israelita Albert Einstein. Eles apresentam um método inédito para a infusão do material fecal, doado por familiar e que, após exames, é diluído em soro fisiológico e levado até o jejuno por via endoscópica, sob sedação.

A infusão do material fecal também tem sido feita através de enemas ou sonda nasoenteral, com o paciente acordado. Todos esses métodos apresentam bons resultados.


Endereço da página: