Folha de S. Paulo


Danos nas sinapses do ouvido podem anteceder perda auditiva

Thinkstock
Exposição constante a ruído pode levar à perda de até 50% das sinapses do ouvido
Exposição constante a ruído pode levar à perda de até 50% das sinapses do ouvido

A progressiva dificuldade de muitas pessoas poderem dialogar adequadamente em locais ruidosos está relacionada a danos em conexões das fibras do nervo auditivo com as células sensoriais do ouvido interno (cóclea).

Essas células convertem os sons em sinais elétricos transmitidos ao cérebro. Os danos nas sinapses podem ocorrer antes da perda de atividade das células sensoriais e é denominado "perda oculta da audição", sugere estudo.

A pesquisa, realizada por pesquisadores de Harvard, é relatada este mês na revista "Plos One".

Segundo a pesquisa, realizada no Departamento de Olhos e Ouvido da universidade, a exposição crônica ao ruído pode levar à perda de 50% das sinapses das células do ouvido interno com neurônios da cóclea. E os mesmos danos podem ocorrer com as pessoas, pelo envelhecimento.

Os autores referem que o problema observado nas sinapses abre uma possibilidade para uma terapia regenerativa, na qual o emprego de substâncias de fator crescimento (neurotrofinas) poderiam eventualmente reconectar células sensoriais com os neurônios, quando detectados precocemente nesses pacientes.

*

Na segunda (26), transcorre o Dia Nacional dos Surdos, instituído na Lei nº 11.796 de 29 de outubro de 2008. A data comemora a criação em 1857, no Rio, da primeira escola brasileira para surdos.


Endereço da página: