Folha de S. Paulo


Vitamina D pode ajudar a reduzir severidade das crises de asma

Stefano Lunardi/Shuterstock

Uma possível forma de reduzir a severidade nas crises de asma foi apresentada recentemente, em Londres, no congresso da Sociedade Respiratória Europeia.

O uso de suplemento de vitamina D junto com o tratamento de asma reduz o risco de ataques severos, segundo revisão realizada por Adrian Martineau, do Queen Mary University de Londres e colaboradores da rede Cochrane.

Foram analisadas sete pesquisas realizadas em seis países (Canadá, Índia, Japão, Polônia, Reino Unido e Estados Unidos), perfazendo o total de 435 crianças e 658 adultos.

Observaram que suplementos de vitamina D em portadores de asma leve a moderada reduziu de 3% a 6% a necessidade de serviços hospitalares de urgência por crises severas.

Os autores destacam a necessidade de maiores estudos sobre a ação da vitamina D em crianças e adultos portadores de asma grave.

O objetivo é ver se eles também receberão os mesmos benefícios do grupo estudado, de adultos com asma leve a moderada.

A asma é uma doença crônica caracterizada pela dificuldade respiratória e presença de sibilos na respiração.

Um alerta: os suplementos de vitamina D não podem ser consumidos de forma aleatória. Seu uso deve ser feito sob controle médico. O excesso de vitamina D no sangue pode interferir na ação de outros medicamentos e os casos de toxicidade podem levar à anorexia e arritmia cardíaca.


Endereço da página: