Folha de S. Paulo


Estudos mostram que é possível tratar dor crônica sem remédio

Karime Xavier/Folhapress
Aula de yoga para controlar ansiedade
Aula de yoga para controlar ansiedade

Uma dor súbita no corpo sinaliza o início de um problema de saúde. Já a dor crônica é de longa duração e persistente. Nos últimos 50 anos foram propostos tratamentos alternativos para esse desconforto permanente.

Uma equipe do Centro Nacional para Saúde Complementar e Integrativa, um órgão do Departamento de Saúde dos EUA, apresenta na revista "Mayo Clinic Proceedings" deste mês uma revisão de 105 estudos da área da saúde suplementar publicados de 1966 a março de 2016, As pesquisas incluíram 16 mil participantes submetidos a diferentes abordagens complementares.

A revisão apoia o tratamento pela acupuntura, yoga, tai chi chuan, massagem terapêutica e técnicas de relaxamento em cinco situações: dor lombar, osteoartrite, dor cervical (pescoço), cefaleias severas/enxaqueca e fibromialgia.

Destacam os autores que o tratamento complementar apresenta resultados mais positivos que negativos para os seguintes casos: acupuntura e yoga para dor lombar; acupuntura e tai chi para osteoartrite dos joelhos; massagem terapêutica para dor cervical, de forma adequada e por curto período; e técnicas de relaxamento para cefaleias intensas e enxaqueca.

Assinalam ainda os autores que a massagem terapêutica, a manipulação espinal e a manipulação osteopática podem ajudar pessoas com dor lombar, e as técnicas de relaxamento e o tai chi, pessoas com fibromialgia.


Endereço da página: