Folha de S. Paulo


A importância da merenda escolar

Estudo realizado na Finlândia mostra que uma boa qualidade na alimentação está relacionada a melhor performance cognitiva em crianças de 6 a 8 anos.

A pesquisa é relatada no "British Journal of Nutrition" por Eero Haapala e colaboradores da Universidade Leste da Finlândia, com base em amostra de 428 crianças.

Ela indica que alto consumo de vegetais, frutas, peixes, grãos e cereais, apesar de baixa ingestão de carne, está associado a melhor capacidade de adquirir conhecimento (cognição).

No Brasil, a merenda escolar é um importante programa nacional desenvolvido desde 1955. Consta de proteínas, vitaminas e demais substâncias presentes em alimentos indicados por nutricionistas para consumo das crianças.

Em artigo publicado na "Revista de Nutrição", Rosana Maria Nogueira, da Unicamp, refere que as refeições escolares foram introduzidas como parte de uma política de educação para atrair estudantes, evitar evasão escolar e melhorar o nível de escolaridade e progressão. As questões da fome e da desnutrição eram vistos como impedimentos para a frequência escolar.

Em algumas escolas de São Paulo, alunos protestaram por melhorias no fornecimento de merendas, que para alguns alunos é a única refeição do dia. Talvez seja esta uma das explicações para o elevado índice de analfabetos funcionais no país. Passaram pela escola, mas não compreendem o que leem.


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