Folha de S. Paulo


Nosso comportamento muda sob observação

Nosso comportamento muda quando sabemos que estamos sendo observados. É o "efeito Hawthorne", extremamente positivo para o pessoal da área da saúde, principalmente na atividade hospitalar, segundo estudo apresentado na 43ª Reunião Anual da Associação dos Profissionais em Controle de Infecção e Epidemiologia, que termina dia 13, nos EUA.

O estudo mostra que esses profissionais, ao perceber a vigilância, seguem em dobro as regras e instruções para a higienização das mãos.

Foram realizados 4.640 registros de higienização das mãos, durante seis meses, por 15 observadores desconhecidos pela equipe hospitalar.

A pesquisa mostra uma diferença para mais de 30% de conformidade na higiene das mãos quando o profissional percebeu que estava sendo observado. Para Nancy Johnson, do setor de prevenção de infecções do Santa Clara Valley Medical Center, na Califórnia, o resultado é inesperado.

Para esse e vários outros estudos na área da saúde, o resultado mostra a influência do "efeito Hawthorne".

Em 1958 essa denominação foi dada por Henry Landsberger, da New York School of Industrial and Labor Relations, com base na experiência da produção por trabalhadores sob alta ou baixa luminosidade, em uma fábrica na Chicago da década de 20. A produção melhorou sob as duas formas de iluminação, mas diminuiu quando o estudo terminou. Conclusão: a sensação de um observador solidário teve efeito positivo.


Endereço da página: