Folha de S. Paulo


Uma molécula mágica

Nesta quinta (19), o STF suspendeu a lei que liberava a "pílula do câncer", a fosfoetanolamina. E, recentemente, a Editora Manole lançou um livro de divulgação científica sobre estudos de outra substância também proposta para o tratamento do câncer.

O livro "A molécula mágica", do jornalista científico Carlos Henrique Fioravanti, baseado em sua tese de doutorado pela Unicamp, conta em linguagem accessível a história de um médico do interior do Estado que desenvolveu um novo medicamento.

A obra descreve as aventuras do médico Odilon da Silva Nunes, de Birigui (SP), que com a colaboração de outros médicos e pesquisadores, desenvolveu a P-Mapa, substância resultante da fermentação de fungos, com registro de patente desde 1991.

A substância é um imunomodulador que reconstitui as defesas do organismo e restaura a produção de uma proteína que suprime tumores.

Fioravanti descreve a preocupação dos pesquisadores com a repercussão de reportagens que poderiam interferir no desenvolvimento das pesquisas, à época ainda em fase experimental.

No prefácio, o professor Esper Abrão Cavalheiro, da Unifesp, recomenda a leitura da obra, que narra encantos e adversidades da aventura científica de Odilon Nunes. Uma história contada com paixão investigativa e no melhor estilo da pesquisa científica sobre um possível tratamento para câncer a partir de um fungo testado em animais de laboratório.


Endereço da página: