Folha de S. Paulo


Antibióticos e risco cardíaco

A venda controlada de antibióticos nas farmácias é explicitada pelo risco de seu uso sem controle médico.

Eles combatem as infecções e podem prevenir graves sequelas, como é o caso da febre reumática. Essa infecção, quando não tratada, provoca principalmente lesões valvares cardíacas ou artrite.

Mas alguns desses remédios, como a claritromicinas, podem provocar graves arritmias ou causar infartos.

No "BMJ" deste mês, Angel Y. S. Wong e colaboradores da Faculdade de Farmácia do University College London, Reino Unido, analisam as repercussões cardíacas do uso desse antibiótico.

Foram pesquisados 108.988 pacientes que receberam claritromicina e 217.793 que tomaram amoxicilina, número representativo da população de Hong Kong atendidos em hospital da cidade.

O emprego da claritromicina foi relacionado ao aumento de risco de infarto e arritmia após curto período em que foi ministrado. Entretanto, muito tempo depois de tomado o medicamento, não ocorreu a associação com riscos cardiovasculares na população estudada.

Os autores assinalam ainda as limitações do estudo por não terem incluído na análise estatística o estilo de vida dos pacientes como fumo, álcool e atividade física.

Mas destacam a necessidade de cuidados especiais na administração deste antibiótico aos pacientes com mais de 75 anos de idade e aos portadores de doenças crônicas como hipertensão.


Endereço da página: