Folha de S. Paulo


A desconhecida 4ª idade

O número de pediatras está diminuindo. O de geriatras, médicos especializados em idosos, aumentando.

Nos últimos anos, no Brasil, tem sido observada a diminuição do número de filhos por casal e um concomitante aumento da perspectiva de vida na população.

Em 1960, teve início o processo de envelhecimento da estrutura etária da população, segundo Marcos Roberto Gonzaga, do IBGE, e a projeção de esperança de vida em 2020 é de mais de 76 anos de idade.

Na década de 1940, para pessoas acima dos 65 anos surgiu o termo "terceira idade". Agora, para os idosos com mais 80, foi cunhado o termo "quarta idade".

Para atualização dos profissionais no tratamento desses pacientes, a editora Atheneu lançou recentemente o livro "A Quarta Idade - O Desafio da Longevidade".

A obra tem como editores Matheus Papaléo Netto e Fábio Takashi Kitadai. Em 482 páginas e 48 capítulos, 50 colaboradores abordam desde a prevenção de problemas de saúde da quarta idade, reabilitação do grande idoso fragilizado e particularidades da atenção clínica nesse paciente hospitalizado.

*

O Centro Universitário IESB, de Brasília, outorgou o título de "doutor honoris causa" ao professor Célio da Cunha, da UnB, por sua atuação nas políticas públicas de educação e ciência e pelo seu trabalho como pensador e pesquisador na área da educação por mais de trinta anos.


Endereço da página: