Folha de S. Paulo


Os acidentes diários com motos

O aumento no número de acidentes de trânsito com motos vem sendo observado há vários anos. Há dois anos, em 2013, com base em internações hospitalares dos condutores em São Paulo, o total de acidentes foi de 5.597, cerca de 15 por dia, como relatam Carlos Gorios e colaboradores, da Universidade de Santo Amaro (SP), na revista "Acta Ortopédica Brasileira".

Desse total, 89,8% dos acidentados eram do sexo masculino e tinham menos de 30 anos de idade. Muitos tiveram fraturas na perna, fêmur e lesão intracraniana.

O tempo de internação hospitalar, para 76,9%, foi de até sete dias; para 7,1%, quinze ou mais dias. O custo do tratamento aos acidentados para o SUS foi de R$ 8.208.680,21. Nessa quantia não estão computados o custo do atendimento de emergência e a fisioterapia necessária para a reabilitação motora pós-operatória do paciente.

Os autores destacam também a ocorrência de sequelas temporárias ou permanentes, causando incapacidade e afastamento do trabalho.

Explicam, também, que o deslocamento fácil e rápido das motos como um veículo de trabalho atualmente vem contribuindo para a manutenção das altas taxas de acidentes de trânsito.

Como os acidentados residiam em São Paulo e o atendimento médico foi realizado na capital, sugerem para a prefeitura o estabelecimento de ações preventivas e educativas para a população e especificamente para os condutores de motos.


Endereço da página: