Folha de S. Paulo


Ômega 3 natural é insubstituível

Atualmente, suplementos alimentares em pílulas com ômega 3 são apresentados como preventivos para alterações na saúde mental e problemas cardíacos. Pescados como o salmão e o atum contêm o ômega 3 natural e são os recomendados para consumo.

Para as pílulas de suplemento alimentar, a Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) exige que na caixa do produto conste com destaque a seguinte frase: "O consumo de ácidos graxos ômega 3 auxilia na manutenção de níveis saudáveis de triglicerídios, desde que associados a uma alimentação equilibrada e hábitos de vida saudáveis".

Estudo publicado nesta terça-feira, dia 25, na revista científica "JAMA", da Associação Médica Americana, relata que o consumo de ômega 3 em forma de pílulas não tem efeito estatisticamente significante na função cognitiva (processo mental relacionado à memória, como pensar e lembrar de algo).

Após cinco anos, não foi observada diferença entre quem recebeu o suplemento alimentar com ômega 3 em pílulas e outras pílulas que funcionavam apenas como placebo.

Participaram da pesquisa cerca de 3.741 idosos com idade média de 72 anos.

O estudo foi coordenado pela médica Emily Chew, da Divisão de Epidemiologia e Aplicações Clínicas dos NIH (Institutos Nacionais de Saúde dos Estados Unidos), com a colaboração de diversos grupos médicos da instituição.


Endereço da página: